Espiral de Ervas Aromáticas

Escola EB Horta do Carmo (Tavira)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
JI/EB Horta do Carmo -Tavira
Jardim de Infância
Educação Pré-escolar (Grupo A)
Projeto: Micro Horta Biológica em forma de espiral
(Ervas aromáticas)
Ponto de partida:
Reflexão em grande grupo (com as crianças do grupo A da Educação Pré-escolar) sobre aspetos relacionados com a biodiversidade (reinos animal e vegetal); Consolidação da noção de que as plantas são seres vivos do reino vegetal.
Procedimentos inerentes ao processo de construção:
- Marcar uma base circular com dois metros de diâmetro;
- Antes do círculo se completar, começar a formar uma espiral para
dentro empilhando pedras e subindo à medida que chega ao centro;
- Colocar mais pedras na parede da espiral e encher o interior com solo;
- Transmitir às crianças a noção de que à medida que a espiral sobe os espaços produtivos aumentam criando diferentes microclimas uteis – São as vantagens da espiral;
- Semear as ervas considerando as necessidades de cada uma e a variação de solo uma vez que o topo da espiral tende a ser mais seco e a base mais húmida;
- Conhecer as características das ervas aromáticas selecionadas antes de plantá-las tornando possível coloca-las no local ideal (microclima favorável):
Deste modo, a colocação das plantas selecionadas atendendo às suas características traduz-se no motivo do posicionamento definido no esboço/croqui que se segue:

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
- Semear as ervas considerando as necessidades de cada uma e a variação de solo uma vez que o topo da espiral tende a ser mais seco e a base mais húmida;
- Conhecer as características das ervas aromáticas selecionadas antes de plantá-las tornando possível coloca-las no local ideal (microclima favorável):
Exposição solar intensa- Alecrim, alho, arruda, babosa, cebolinho, funcho, manjericão, pimenta, salsa, salvia
Exposição meia sombra e solo seco- Estragão, losna
Meia sombra e solo húmido- Coentro, gengibre, hortelã, poejo, camomila
Deste modo, a colocação das plantas selecionadas atendendo às suas características traduz-se no motivo do posicionamento definido no esboço/croqui que se segue:
Legenda:
l- Alecrim
2- Alho
3- Arruda
4- Babosa
5- Cebolinho
6- Funcho
7- Mangericão
8- Pimenta
9- Salsa
l0- Salvia
ll- Estragão
l2- Lasna
l3- Coentro
l4- Gengibre
l5- Hortelã
l6- Poejo
l7- Camomila
- Adubo: Sendo o cultivo por sementes será utilizado um adubo de composto e areia em iguais proporções.
O composto pode ser colocado ao redor de mudas para melhorar a saúde do solo e estimular os organismos ao redor da área plantada;
Não se conseguiu introduzir a espiral devidamente e o trabalho feito pelo grupo do Pré por isso enviei por @ .

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
- Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha: Serão utilizados troncos (secos/caídos) e pedras/tijolos partidos uma vez que se considera incontornável e prioritária a reutilização de materiais.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Observação: O projeto «Micro Horta Biológica em forma de Espiral» foi concebido para ser implementado no âmbito da componente letiva presencial, prevendo-se que após a sua concretização seja apresentada a memória descritiva alusiva ao seu processo de desenvolvimento (envolvendo o grupo de crianças na construção da espiral de ervas aromáticas). Será desenvolvido após a reabertura do JI.