Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A espiral de aromáticas é visualmente agradável numa horta ou até num jardim, com a vantagem de se ter sempre ervas aromáticas frescas.
Como o tamanho não é muito grande pode ser escolhido um lugar e colocar onde se quiser e adaptar à irregularidade do terreno. Neste caso o terreno é ligeiramente inclinado e difícil de trabalhar. A espiral iá ser adaptada à inclinação do terreno. Também tem a vantagem de estar junto ao portão de entrada da horta, próximo da cozinha do refeitório da escola.
Também tem vantagens para quem trabalha ou para quem apanha as aromáticas, pois facilita o acesso a qualquer pessoa mesmo que tenha dificuldade em curvar-se. Torna-se mais fácil apanhar as ervas daninhas, dificultando até o seu crescimento. Também torna mais fácil a irrigação sem desperdício de água.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As ervas aromáticas que crescem mais e ficam bastantes grandes ficam no cimo da espiral para não taparem a luz às mais pequenas. Além disso não precisam de tanta água, o caso do alecrim.
As ervas que habitualmente se utilizam mais ficaram na volta maior da espiral para mais fácil manuseamento e também para se plantarem em maior quantidade. As ervas que necessitam de mais humidade ficaram mais para baixo.
Escolheram-se as ervas aromáticas mais utilizadas, muitas delas na gastronomia alentejana.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
A escola está implantada numa região que não tem muita pedra, terrenos mais ou menos planos, arenosos e por vezes argilosos. De início o grupo de alunos que trabalha na horta da escola pensou em construir a espiral com tijolos, mesmo velhos de edifícios em demolição. Tornou-se difícil concretizar esta ideia. Com o auxílio de um professor de Físico-química chegou-se à conclusão que a espiral será construída com garrafas de vidro verdes. O vidro, inventado há milhares de anos, é dos materiais mais difíceis de decompor na natureza, logo será extremamente durável e não prejudicará a nossa horta. A decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Além disso estaremos a aproveitar as garrafas e, escolhendo o tom verde serão agradáveis à vista, na nossa horta, onde já predomina o verde.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
A brigada da horta, grupo de alunos de 2º e 3º ciclo, com ajuda da professora que coordena a horta (prof Rosália) e de um professor de Físico química (prof Bentes) projetaram a espiral de aromáticas. Ajudados pela prof de Educação Visual (prof Nazaré) desenharam o projeto. Estava-se a fazer a recolha de garrafas em vários restaurantes de Vendas Novas quando o projeto teve de ser interrompido.
Registo Fotográfico: