Espiral de Ervas Aromáticas

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Com a construção de um jardim de aromáticas em forma de espiral na escola, pretendemos que as várias espécies utilizadas proporcionem entre si vantagens recíprocas. Pretendemos um melhor aproveitamento do solo e aumentar a polinização.
Assim a construção do jardim em espiral na escola vai permitir:
- Utilizar da melhor forma a capacidade de produção do solo, mantendo e melhorando as suas propriedades físicas, químicas e biológicas.
- Diminuir a incidência de doenças, pragas e ervas daninhas.
- Reduzir perdas do solo por erosão.
- Explorar sinergias.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As plantas forram selecionadas, tendo em conta as condições de adaptabilidade á região os rigores do clima, o tipo de solo, e a escassez de água e a facilidade de cultivar.
Assim foram escolhidas as seguintes espécies:
Na parte de fora da espiral escolhemos 4 plantas do género Rosmanirius L. ( Alfazema, Alecrim, rosmaninho, Alfazema dentada)
Características das plantas do género rosmanirius
São arbustos lenhosos perenes, com altura muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, não necessita de cuidados especiais nos jardins e favorecem a polinização.
Todas as plantas exalam um aroma forte e agradável. Utilizadas com fins medicinais e aromáticos.
A sua flor é muito apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade.
Tomilho ( Thymus vulgaris), foi escolhido várias variedades de tomilho para o interior da espiral, é uma planta perene que não exige muitos cuidados e é fácil de manter, facilita a polinização e adapta-se bem a locais secos. Esta planta tem muitos benefícios para a saúde e é utilizada como aromática na alimentação.
No interior da espiral iriamos plantar hortelã e orégãos.
Hortelã (Mentha spicata)
É uma planta herbácea, tem alturas variadas, de 15cm até um metro de altura, possuí folhas verdes, ovaladas, rugosas e aromáticas. É utilizada como aromática e tem muitos benefícios para a saúde.
Orégãos ( Oreganum vulgar)
É uma planta herbácea perene e aromática. Muito utilizada na culinária e na medicina são utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor. Cresce em qualquer tipo de solo, mas adta.se melhor aos leves e arenosos, clima quente e húmido.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Tela, arame e substrato.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
O inverno muito chuvoso e o o confinamento devido ao covid-19 condicionaram e atrasaram os trabalhos da construção da espiral das aromáticas.
O trabalho realizado até ao momento foi a preparação do solo e a colocação de tela para evitar o desenvolvimento de infestantes.
No outono, os alunos realizaram estacas caulinares de plantas aromáticas na horta biológica, (fotos no registo fotografico) para posteriormente as plantar na espiral.

Registo Fotográfico: