Espiral de Ervas Aromáticas
Escola EB de Cabanas (Gondomar)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção de uma espiral de ervas aromáticas, para além de ser visualmente agradável, como todas as construções que fazem relembrar o padrão matemático da sequência de Fibonacci, apresenta inúmeras vantagens.
As plantas necessitam de condições diferentes e o facto de ser em espiral permite que a plantação das mesmas seja feita de acordo com a uma diversificação da exposição solar e com a necessidade de água, as que necessitam de menos humidade e mais luz solar no topo e as restantes mais abaixo. Permite ainda colher de uma forma mais acessível e confortável as plantas que devido à confinação do espaço não estão invadidas de ervas daninhas. É ainda benéfica para se tornar o habitat de lagartixas, aranhas e outros animais que gostam de insetos, que podem causar estragos às plantas.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Para a nossa espiral de aromáticas iremos reunir as plantas transplantando-as de canteiros da escola, colocando-as assim num local específico e de relevo, e solicitando aos alunos que as tenham em suas casas ou de familiares as tragam
Iremos realizar a nossa plantação tendo em conta fatores como a exposição solar, o grau de humidade, a capacidade de atrair insetos “bons” e repelir outros, a diversidade de sabores, aromas a capacidades medicinais de cada uma. Então teremos nas zonas mais elevadas e soalheiras, o alecrim, a alfazema, a arruda, a balsamita, o hissopo, a santolina e provavelmente o absinto e erva caril. São plantas com poucas exigências ao nível de solo, pouca água, perenes e na sua maioria com flores muito bonitas. Nas zonas entre pedras e com alguma humidade, a salsa, que gosta de crescer junto aos muros. No nível intermédio da espiral iremos plantar o manjericão, salva e os orégãos. A macela-camomila, hortelã e cidreira, serão plantadas nas zonas mais sombrias e húmidas e o tomilho, equinácea, coentros e cebolinho, nas zonas de sol mas com locais bem irrigados.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
O material que necessitamos para a construção da nossa espiral de aromáticas será: pedras (pequenas e grandes), pedaços de tijolos com cores diversificadas partidos, terra, palha e casca de pinheiro. As vantagens da casca do pinheiro, que iremos recolher no verão, e da palha, já existente e que sobrou da construção do nosso espantalho, colocadas em cima da terra, evitam o crescimento de ervas daninhas e reduzem a evaporação de água.
Serviu-nos de inspiração o filme Jardins Selvagens, que relata a história de Mary Reynolds, paisagista de natureza selvagem, com ideias magníficas de reaproveitamento de matérias-primas da natureza.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Este projeto estava pensado para o 3º período, no entanto, devido à contingência que o país e o mundo vive e com as escolas encerradas, a construção da espiral só será realizada aquando do regresso presencial às escolas.