Espiral de Ervas Aromáticas
Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
1. FORNECE UMA IMPRESSIONANTE MATRIZ DE MICROCLIMAS
Permite criar condições diferentes para as plantas crescerem, melhorando a variedade de ervas que se podem cultivar.
2. DELIMITA O CRESCIMENTO DAS ERVAS
Restringir o crescimento das plantas e impedir que elas se espalhem muito.
3. OPTIMIZA A EFICIÊNCIA DA ÁGUA
O desenho em espiral permite uma eficiência do gasto de água.
4. Visualmente mais agradável
O arredondado de uma espiral é visualmente mais agradável dentro de um contexto de jardim.
5. CONVENIENTE PARA COZINHAS
Para aqueles que têm uma área pequena para uma horta, a espiral permite que se tenha mais plantas em menos espaço.
6. FÁCIL DE MANTER
Permite o aceso fácil às plantas, sendo possível colher de todas as plantas sem nos movermos mais do que alguns metros em qualquer direção. A espiral dificulta o crescimento de ervas daninhas.
7. FORNECE ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INSETOS BENÉFICOS
A espiral também é benéfica para o animais porque formam o habitat ideal para lagartixas, aranhas e outros animais que comem insetos que podem prejudicar as plantas.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Manjericão gosta de sol e solo húmido. É antibacteriano e anti-inflamatório, além de promover uma boa saúde cardiovascular. Deve ser colocado no meio da espiral, no lado solarengo.
Cebolinho gosta de sol, mas pode suportar um pouco de sombra. Deve ser plantado no meio da espiral, no lado leste ou oeste da estrutura. A erva aromática cebolinho possui folhas muito finas, altas, verdes e cilíndricas. Membro da família da cebola, o cebolinho tem um sabor evidente, mas muito mais disfarçado da cebola. O cebolinho é uma planta aromática que apresenta um crescimento muito vertical.
Os Coentros requerem um solo rico e bem drenado. Deve ser colocado no lado nascente da espiral. Os coentros são ervas aromáticas de folhas verdes, que apesar de mais arredondadas, são parecidas com as da Salsa. É uma planta com um cheiro e gosto característico. As folhas dos coentros são macias.
A hortelã é uma planta de grande sucesso e invasiva, que adora a água. Deve ser colocada no lugar mais baixo da espiral.
Os orgãos gostam de meios secos e ensolarados. Devem ser colocado no alto da espiral, onde a água pode escorrer e há muito sol.
A salsa deve ser colocado no lado sombrio da espiral. A salsa é uma planta aromática herbácea, que forma uma roseta de folhas muito divididas. O sabor da salsa é suave, tornando-a numa das mais populares ervas aromáticas. A salsa é bastante resistente a flutuações da temperatura
O alecrim pode tolerar um pouco de frio e se sai melhor em solo arenoso e bem drenado. Plante no lado menos ensolarado da espiral, alto o suficiente para o solo drenar. O alecrim é uma erva aromática arbustácea muito ramificada, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas e lanceoladas. A parte superior das folhas do alecrim é de cor verde-acinzentada, enquanto a inferior é quase prateada. As flores da planta aromática alecrim reúnem-se em espigas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. Toda a planta exala um aroma forte e agradável.
A salva é uma erva com a capacidade de lidar com diversos solos e climas. Gosta de solo bem drenado. A salva é uma planta aromática vivaz, subarbustiva e bastante ramificada. As folhas da salva, de coloração verde acinzentada, são de inserção oposta, de superfície rugosa, possuem um pecíolo mais ou menos longo que as une ao caule. As flores da erva aromática salva encontram-se agrupadas em vértices dispostos de espigas terminais. Toda a planta exala um agradável odor característico.
Estragão quer bastante sol e solo seco. Deve ser colocado no alto na espiral, mas no abrigo de outras plantas. O estragão é uma herbácea perene (dura vários anos), de folhas pequenas e estreitas. É muito raro ver-se o estragão em flor, mas esta erva aromática pode ter umas pequenas flores amarelas que formam um cacho.
O tomilho é outra erva que pode suportar temperaturas mais baixas e solo arenoso e também ter pouca sombra. Deve ser colocado perto do alecrim. O Tomilho é uma planta semi-arbustiva, com caules rasteiros, folhas e flores pequenas (rosadas ou brancas) e um aroma forte e intenso. Como espécie mediterrânica, gosta de solos bem drenados, adaptando-se mesmo em solos muito secos. É uma erva rasteira e pode, em vaso, ser semelhante a uma espécie trepadeira.
O cerefólio é uma erva aromática que pode ser usada da mesma forma que a salsa, sendo muito utilizada na culinária francesa. A planta aromática cerefólio pode ser consumida inteira, incluindo raízes, flores e sementes, porém as folhas são a parte mais utilizada. É uma planta aromática anual, que atinge até 70 cm de altura quando floresce (as flores brancas surgem em umbelas, como as de outras plantas da mesma família).
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Materiais: Garrafas Pet, composto, cola, terra.
Como a espiral seria colocada na varanda de um apartamento e colocar materiais naturais com por exemplo as pedras seriam difícil, decidimos juntar o útil ao agradável. Reutilizar garrafas PET de uma forma criativa e útil de ajudar o meio-ambiente.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Em primeiro lugar foi feita uma pesquisa na internet sobre como construir a espiral e que materiais eram necessários. Após ter sido projetada no papel passamos à construção. Cortamos as garrafas PET com diferentes alturas e colocamo-las no chão de acordo com o croqui. O passo seguinte foi a colagem das garrafas com cola quente. Aguardamos alguns minutos para que ficassem bem colados e começamos a encher as garrafas de terra e composto. Semeamos as ervas e por fim regamos.
Registo Fotográfico: