Espiral de Ervas Aromáticas
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção de uma espiral para plantar ou semear plantas, tal como o nome indica, permite dispor as plantas em vários níveis de altura, não as dispondo num só plano. O interior da espiral é o ponto mais alto. Vai baixando à medida que vai “rodando” para o exterior, até atingir o nível do solo.
Assim podemos diversificar as espécies de ervas que vamos semear ou plantar de acordo com as suas características, por exemplo: a maior ou menor necessidade de humidade e de exposição solar.
Outras vantagens na construção em espiral são a diversificação de plantas que podemos plantar num pequeno espaço e o aspeto visual que provoca.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
De entre uma lista de espécies de plantas que elaborámos, selecionámos as seguintes:
1. Alecrim
2. Alfazema
3. Oregãos
4. Salva
5. Manjerona
6. Tomilho
7. Coentros
8. Segurelha
9. Cebolinho
10. Salsa
11. Manjericão
12. Camomila
13. Hortelãs (hortelã pimenta e hortelã da ribeira)
A lista das plantas está elaborada de acordo com a sua disposição na espiral. O alecrim e a alfazema no interior da espiral (local mais elevado e que necessita de menos quantidade de água e mais luz). No final da espiral (parte exterior e mais baixa) será reservado para as “mentas”, por estas precisarem de mais humidade, menos exposição solar e mais espaço para se desenvolverem.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
A espiral irá ser implantada numa parte do jardim da nossa escola onde existia um pinheiro-manso que caiu em 2018, na sequência do furacão “Leslei”. Também os materiais, que pretendemos utilizar na construção, são os ramos de árvores, que foram guardados, provenientes da referida tempestade.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Todo o trabalho de pesquisa e desenho de croquis foi realizado pela turma do 6.º11. Os alunos realizaram uma parte da atividade durante as aulas presenciais (até final do 2.º período) e terminaram o trabalho “em casa” durante o 3.º período.
Os alunos começaram pela realização de pesquisas sobre o conceito de “Espiral de plantas aromáticas”. De seguida foram escolher o melhor local da escola para construir o canteiro. Na sequência dos conteúdos da disciplina de educação visual – “geometria”, os alunos aprenderam a traçar uma espiral para desenharem o projeto do trabalho. Por fim, procederam à seleção de possíveis plantas que podiam semear e/ou plantar na espiral e a sua disposição na espiral.
Pretendemos dar início à construção da espiral para o próximo ano letivo de 2020/21.
Registo Fotográfico: