Espiral de Ervas Aromáticas
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A vantagem da construção de uma espiral de ervas aromáticas é; ser de fácil manutenção; delimitar o cultivo e ter diversidade em plantas; otimizar a água de rega usada; ter diversos tipos de solo e micro - climas; poder conhecer e usar ervas sempre frescas e biologicamente cultivadas; ter várias ervas frescas mesmo que se tenha pouco espaço; fornece espaço para insectos benéficos; e fica bonito num jardins/horta.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
- Na planificação da aspiral de ervas aromáticas foram pensadas para a mesma plantas mais usadas na nossa "cozinha" (salsa, manjericão, hortelã...) e típicas da nossa região (funcho, segurelha...).
O posicionamento na espiral e a dispersão das ervas na mesma fois pensada tendo em conta , a exposição plena ao sol (Alecrim, oregãos, segurelha, tomilho..) ou meia sombra (manjericão, comimolina, cebolinho...) bem como a necessidade de cada planta a um tipo de solo mais seco ou mais húmido.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
- Para a construção foram pensadas em cubos (restos de paletes, doadas à escola, que foram desmontadas para a realização de vários trabalhos no âmbito do projeto Eco-escolas). O uso deste material surgiu como uma forma de reaproveitamento mas também por permitir a construção com este material a crianças mais pequenas e ser um material degradável e não poluente.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Com o grupo da Pré dos 4/5 anos foi sugerida a criação de uma espiral de ervas aromáticas na horta da escola. Depois de ouvirem histórias, observarem algumas imagens, vídeos sobre o tema, foram questionada sobre se gostariam de criar a espiral na sua horta e quais as plantas que queriam plantar/ semear. As crianças decidiram com agrado construir a espiral e quais as ervas a plantar, referindo alguns até que tinham as plantas em casa e poderiam trazer.
Devido ao enceramento da escola pelo Covid19 o projeto não foi executado.
Registo Fotográfico: