Espiral de Ervas Aromáticas

Águeda ( 2 trabalhos )

Escola EB1 da Borralha (Águeda)

Seria construída num dos canteiros da horta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de infância da Castanheira (Águeda)

A espiral foi construída com a ajuda da Diana, dos pais e do avô paterno da Diana. os rolinhos foram sendo posto em fila do menos para o maior. De seguida furámos todos para passar um arame de forma a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 D. Pedro I (Alcobaça)

MEMÓRIA DESCRITIVA: Comecei com uma enxada a arranjar a terra, misturando-a com húmus e preparei o lugar onde construí a espiral. Depois enterrei as estacas de madeira e fui enchendo com terra até formar a espiral. De seguida, para embelezar, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alfandega da Fé ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)

Conjuntamente com o Diretor do Agrupamento escolheu-se a melhor área de terreno da escola, para a localização da espiral das ervas aromáticas. Coincidindo com as traseiras da cozinha do refeitório. Os alunos do curso profissional de Técnico de Recursos Ambientais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alvaiázere ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Em virtude de os alunos da minha Direção de Turma estarem em casa e empenhados no E&D lancei um repto a todos eles para se abalançarem ao concurso “espiral das ervas aromáticas”, com a ajuda dos respetivos encarregados de Educação, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alvito ( 1 trabalho )

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

O trabalho ia ser executado no 3.º período com as turmas do 2.º ciclo e o professor do grupo 240. Não foi possível a sua execução. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 4 trabalhos )

Escola Básica Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)

3. Nas aulas de Educação Visual foi ensinada a construção da espira. Depois de explicadas as necessidades da criação de uma espiral, foram executados diversos esboços, tendo em consideração as necessidades das plantas a inserir. 4. Escolha do espaço exterior […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Rik & Rok Amadora (Amadora)

Apenas foi efetuado o esboço do trabalho a ser desenvolvido. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Escola Básica de Alfornelos Professoras: Sónia Fonseca e Cacilda Trindade No âmbito do Projeto Eco-Escolas e da disciplina de Educação Visual foi proposto às turmas de 9º ano, como trabalho, a realização de uma atividade relacionada com o projeto “Espiral […]

Ver a página do trabalho aqui.


Amadora Inova - pólo da Reboleira (Amadora)

Face à situação atual que o país enfrenta, que levou ao encerramento das escolas até ao final do ano letivo, remetemos apenas a fase inicial do projeto e dar-se-á continuidade no próximo ano. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 2 trabalhos )

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Número de alunos envolvidos – 15 Idades – entre os 12 e 13 anos Atividade desenvolvida na aula de Direção de turma com alunos da turma C do 7º ano. Os alunos foram sensibilizados para as vantagens da construção de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 da Moita (Anadia) (Anadia)

Após a recolha e organização do material, bem como a 1.ªfase de limpeza e a marcação no terreno da dimensão e respetiva curvatura, a construção da espiral foi planeada para a última semana do 2ºperíodo. Como a chegada da pandemia […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ansião ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Foi solicitado aos alunos de 3 turmas do 8 ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em que é abordado o domínio “desenvolvimento sustentável” para desenharem uma espiral, tendo em conta os conhecimentos e os conteúdos já lecionados […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )

Centro Educativo de Verdemilho (Aveiro)

Não foi concluído dado o encerramento do Jardim de Infância por motivo da Pandemia Covid-19 […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )

O Refúgio dos Fidalguinhos - Barreiro - Creche, JI 1º CEB (Barreiro)

Colocou-se as caixas dos toalhetes com alturas distintas, fez-se furos para passar água. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Boticas ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

Irá ser realizado no início do ano letivo 2020 / 2021. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )

Externato Infante D. Henrique (Braga)

O trabalho foi idealizado e projetado pelas Educadoras do pré-escolar, juntamente com os alunos. Tendo estes alunos um papel muito ativo na gestão da horta, foi detetada a necessidade de criar um projeto para rentabilizar um local mais estreito contíguo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Calheta (Madeira) ( 1 trabalho )

Externato São Francisco de Sales - Prazeres (Calheta (Madeira))

Fizemos a seleção das ervas, depois preparamos o terreno circular, colocamos as paletes e pedras à volta e as crianças plantaram as ervas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 2 trabalhos )

Creche O Golfinho II (Câmara de Lobos)

Não foi possível concretizar a horta no presente ano letivo, dado à situação que vivemos, pelo que se espera que seja possível concretizá-la no próximo ano letivo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

O desafio/ plano já tinha sido iniciado (projetado antes da pandemia covid 19 nos colocar numa situação de Ensino à distância. Assim na impossibilidade de concretizar o projeto, abraçamos o desafio adaptado à nova situação. Uma das colegas envolvida neste […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 1 trabalho )

Salesianos de Manique (Cascais)

O desafio foi lançado aos grupos de trabalho que se reuniram, via zoom, para pensarem na distribuição de tarefas. Cada grupo planificou uma espiral, identificando as ervas que nela iriam colocar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Celorico de Basto ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

Como as fotografias demonstram e uma vez que a grande maioria das plantas aromáticas seriam semeadas/plantadas no final do inverno/início de primavera, este projeto seria para ser efetuado, agora, no decorrer do 3º Período, embora, já se tivesse iniciado a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cinfães ( 1 trabalho )

Escola EB2,3 de Souselo (Cinfães)

Começamos por preparar o terreno de volta de uma árvore no meio do jardim porque nos pareceu o sítio mais adequado para a realização do trabalho. Depois recolhemos bastantes pedras e começamos a construir o perímetro da espiral, dando lhe […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra)

Este projeto destina-se à criação de uma espiral de ervas aromáticas no âmbito do concurso criado pela Eco-Escolas e futura construção no espaço exterior da ESEnfC. A elaboração do esboço e trabalho de pesquisa foram da responsabilidade das alunas: Ana […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )

Escola EB1 do Mato (Estarreja)

Face ao confinamento resultante da Covid 19 a opção da escola passou por incentivar a construção de uma espiral por família em casa, tendo-se posterior escolhido uma para apresentar a concurso. Esta opção não invalida que no próximo ano letivo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 1 trabalho )

Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

Sem informação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 1 trabalho )

Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)

O local foi escolhido mas não foi feito o trabalho devido à Pandemia e ao encerramento da Escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Todo o trabalho de pesquisa e desenho de croquis foi realizado pela turma do 6.º11. Os alunos realizaram uma parte da atividade durante as aulas presenciais (até final do 2.º período) e terminaram o trabalho “em casa” durante o 3.º […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

A espiral não foi concretizada, apenas projetada. No primeiro período os alunos efetuaram o estudo dos materiais para a construção da espiral ( Biologia e Geologia do 11ºAno); estudaram as vantagens da agricultura biológica e da permacultura (em Geografia); fizeram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 3 trabalhos )

Escola Profissional Dr Francisco Fernandes (Funchal)

Primeiro foi escolhido o terreno junto à horta biológica e ao hotel de insetos. Seguidamente os alunos fizeram a limpeza do terreno e começaram a construir a espiral, utilizando os recursos naturais existentes no terreno. Não houve necessidade de comprar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Infantário Primaveras (Funchal)

Para a espiral ganhar forma, foi necessário cortar e amarar com arame as canas de bambu. Depois usamos terra que havia em excedente na nossa horta da escola e preenchemos a espiral, bem como adubo natural dos coelhos que temos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

Esta fase ainda não foi aplicada. Apenas temos definido o espaço para a implementação da espiral; as turmas que irão participar e as espécies a plantar. Ainda chegamos, com a ajuda do nosso jardineiro, a preparar a terra e a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 2 trabalhos )

Universidade Sénior de Rio Tinto (Gondomar)

Devido a Pandemia e encerramento da USRT, não demos inicio a este projeto. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Cabanas (Gondomar)

Este projeto estava pensado para o 3º período, no entanto, devido à contingência que o país e o mundo vive e com as escolas encerradas, a construção da espiral só será realizada aquando do regresso presencial às escolas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 1 trabalho )

Escola EB Igreja Sande S. Martinho (Guimarães)

Escolheram uma zona com muito sol do quintal. Fizeram um desenho da espiral na terra, com ajuda de um pau. Começaram por colocar os paralelos mais direitinhos para equilibrar a estrutura e terminaram com pedras mais irregulares. Encheram o interior […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lagoa (Açores) ( 1 trabalho )

Escola Secundária de Lagoa (Lagoa (Açores))

A ideia de participar neste desafio surgiu no âmbito das disciplinas de Conservação da Natureza e Projetos em Ambiente, do Curso Profissional Técnico de Gestão Ambiental, do 12º ano. A turma do 12º E, em Projetos em Ambiente, escolheu como […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lamego ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

Numa parcela contígua à horta biológica procedeu-se à lavra do terreno e à adição de composto proveniente do compostor da escola. Posteriormente lavou-se o muro com o qual confina a parcela das aromáticas e pintou-se o mesmo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 3 trabalhos )

Escola EB 3/ Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria)

Como no espaço da horta não tínhamos muita disponibilidade de terreno, resolvemos construir a espiral numa zona ajardinada visível do exterior da escola. Aproveitamos uma zona circular que tinha sido utilizada, em tempos, para plantar algumas plantas de flor. Estava […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)

O trabalho foi realizado nas aulas de Geografia, com a professora Nélia Guarda, pelos alunos da turma CP3 de Técnico de Turismo Ambiental e Rural. A espiral foi construída diretamente sobre o terreno, não tendo sido feito um esboço/croqui da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica nº1 de Marrazes (Leiria)

Inicialmente foram feitas pesquisas através de livros e internet, assim como observação de vídeos. Criaram-se grelhas de registo para a execução do trabalho assim como para a manutenção ao longo do ano. Foi elaborado o croqui da espiral e a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 3 trabalhos )

Escola Secundária D. Dinis (Lisboa)

Infelizmente, o confinamento não permitiu a construção da espiral […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa)

O trabalho foi efetuado por estudantes, docentes e colaboradores da Escola Superior de Educação João de Deus. Foi utilizado material de jardinagem, terra, sementes, vasos e água. A escolha dos vasos, bem como a respetiva dimensão e peso, foi feita […]

Ver a página do trabalho aqui.


ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Lisboa)

Breve memória descritiva de como será efectuado o trabalho Para manter as ervas mediterrânicas felizes, escolhemos um lugar virado a norte com um perímetro inferior a 2 metros, onde o sol bate a maior parte do dia, - como gostam […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 2 trabalhos )

Associação O Saltarico (Loures)

Escolher o vaso, arrumar a terra, adubar, colocar as canas, semear, regar. O trabalho foi interrompido devido a situação de pandemia. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

O trabalho decorreu na aula de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito da temática Desenvolvimento Sustentável. Em aula, após a organização dos grupos de trabalho, os alunos fizeram todas as pesquisas sobre as plantas, inquiriram professores e assistentes operacionais e delinearam […]

Ver a página do trabalho aqui.

Machico ( 3 trabalhos )

Escola EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra (Machico)

O projecto surgiu naturalmente uma vez que a escola já tem por hábito cuidar de um pequeno canteiro com erva cidreira e hortelã , utilizadas para chá, quer para os alunos, quer para a restante comunidade professores e funcionários. Neste […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

A implementação do projeto “Espiral de Ervas Aromáticas” surge através de uma abordagem eco pedagógica interdisciplinar, com atividades teórico-práticas de capacitação e formação alimentar e ambiental, envolvendo diretamente docentes, pessoal não docente, alunos e indiretamente toda a comunidade escolar. Inicialmente, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE/Creche do Caniçal (Machico)

A construção da espiral teve por base a área reduzida de plantação que estava disponível e a necessidade de ter acesso a todas as plantas, o local foi nivelado para facilitar a sua construção. O material utilizado na construção da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 2 trabalhos )

Escola Básica Santo Estêvão das Galés (Mafra)

A atividade foi apenas planeada, ficou em suspenso aquando do inicio da pandemia. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária António Bento Franco (Ericeira) (Mafra)

não chegamos a concretizar este projeto, terá que continuar no próximo ano letivo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

O inverno muito chuvoso e o o confinamento devido ao covid-19 condicionaram e atrasaram os trabalhos da construção da espiral das aromáticas. O trabalho realizado até ao momento foi a preparação do solo e a colocação de tela para evitar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 1 trabalho )

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Devido à pandemia não conseguimos concluir esta fase do projeto. Contamos que seja retomado assim que podermos regressar à escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 2 trabalhos )

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Como estava planeado para o 3º periodo e devido ao encerramento das escolas não foi construido. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Não foi construída a espiral, mas podemos descrever as tentativas de trabalhar a horta biológica no ano 2019-2020: Horta biológica: plantou-se alguns pés de morangueiro, mas estavam demasiado secos e não pegaram; fizeram-se sementeiras nos laboratórios, mas não se chegaram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 2 trabalhos )

Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

Com um Grupo de 7 alunos do conselho Eco-Escolas começamos por fazer pesquisas na internet sobre o assunto. A partir das pesquisas realizadas foi elaborado um projeto onde constava as ervas aromáticas a colocar e um esboço da espiral. Foi […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária da Moita (Moita)

O trabalho foi teórico pois foi realizado no 3º P, sem aulas presenciais. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Montemor-o-Novo ( 1 trabalho )

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Os nossos trabalhos foram desenvolvidos em casa pelos alunos do 6º ano na disciplina de Educação Visual e com o apoio da professora Ana Rosa Bravo nas aulas síncronas. Os alunos revelaram muito interesse por esta tarefa ,ficaram entusiasmados e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Montijo ( 1 trabalho )

Escola Integrada do Esteval (Montijo)

Os alunos das turmas do 5º J e do 5º I, em Cidadania e Projeto, plantaram diversas ervas aromáticas, e os alunos do centro de Aprendizagem ( ensino estruturado ) regavam com o auxílio das suas professoras de Educação Esoecial. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mortágua ( 1 trabalho )

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua)

O desafio foi lançado aos alunos do clube Eco-escolas do 8º ano. O esboço foi feito em casa com a ajuda dos pais e sob a supervisão da professora de Ciências Naturais. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moura ( 1 trabalho )

Escola Básica de Amareleja (Moura)

Inicialmente, procedeu-se à iniciação de sementeiras de algumas das ervas aromáticas que tínhamos intenção de colocar na espiral e foi criado o esboço. O projeto não foi concluído devido à interrupção das atividades letivas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Para começar a fazer a minha horta em espiral fiz um esboço. Depois meti mãos à obra, tirei as ervas e alisei a terra com a ajuda do meu pai, fui buscar pedras e coloquei-as em forma de caracol. Plantei […]

Ver a página do trabalho aqui.


Casa da Criança - Centro de Assistência Social de Fátima (Ourém)

.A maquete foi construída após a realização de um esboço da espiral de ervas aromáticas que será realizada na instituição. O nome da maquete “O caracol cheiroso” deve-se ao facto desta ter a forma da concha de um caracol e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 1 trabalho )

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

O desafio “Espiral de Ervas Aromáticas” encontra-se em fase avançada de execução pela turma do 6ºB e não foi concluído pela situação que levou ao encerramento das escolas. A montagem definitiva e a sua implementação, estão previstas para o próximo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Cristelo (Paredes)

Reavaliaram-se os projetos inicias enviados em anexo e reenviado nos registos fotográficos, repensaram-se os locais, reformulou-se pelo menos um local, pesquisou-se no meio envolvente e questionou-se a comunidade de quais as ervas mais usadas, até desde a idade média (devido […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Estrebuela (Paredes)

1. Começamos por fazer um croqui que serviu de planeamento, estruturando a construção da espiral 2. Reunimos os materiais 3. Lavamos os vasos. 4. Pintamos com uma tinta branca que iria proteger da chuva e permitir a decoração com desenhos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Penamacor ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches (Penamacor)

Começou com uma conversa nas aulas de cidadania para despertar o interesse nos alunos, eles ficaram bastante motivados e partiu-se para o trabalho com a elaboração do croqui, pedido dos material â Câmara Municipal de Penamacor e a construção começou […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peso da Régua ( 1 trabalho )

Escola Secundária João Araújo Correia (Peso da Régua)

Para construir a Espiral de Ervas Aromáticas foi escolhida uma área que recebe bastante radiação solar e abrigada do vento. O objetivo foi criar uma estrutura permanente cuja manutenção continuará no próximo ano letivo. A espiral ficou com um diâmetro […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 1 trabalho )

Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (Pombal)

Foi arranjado um pneu como base, procedeu-se à sua limpeza e a jante pintada. O tubo metálico foi polido, limpo, pintado e soldado à jante (base). Deste suporte, soldaram-se várias barras metálicas (pintadas a verde) definindo a espiral, para suportarem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta Delgada ( 2 trabalhos )

Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

Para realização da espiral, foi improvisado um compasso, com uma estaca e um fio e assim procedeu-se a marcação da espiral, posteriormente foram colocados os blocos de pave, de forma a construir as paredes. A medida que a espiral aumentava, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica 2,3 de Capelas (Ponta Delgada)

Devido à situação de pandemia não se iniciou a construção da horta em espiral, que seria feita pelos alunos das turmas Pré Profissionalizantes. No próximo ano letivo este projeto será realizado e concluído. Irá proporcionar aos alunos, colherem as ervas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta do Sol ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Com o grupo da Pré dos 4/5 anos foi sugerida a criação de uma espiral de ervas aromáticas na horta da escola. Depois de ouvirem histórias, observarem algumas imagens, vídeos sobre o tema, foram questionada sobre se gostariam de criar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 1 trabalho )

Colégio D. Duarte (Porto)

A atividade foi proposta aos meninos do clube Eco-Escolas e ao funcionário que nos ajuda nos espaços exteriores. Da pesquisa e reflexão resultaram vários croquis realizados pelos alunos. Estes croquis foram a base para uma reflexão, da qual resultou a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Proença-a-Nova ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

1ª fase – Planificação – Escolha de materiais. Na área de AVD-Atividades de Vida Diária foi feita a pesquisa de imagens, incluindo igualmente as sugeridas pela coordenadora. Estudadas as vantagens e desvantagens, o espaço e custos inerentes, o meio envolvente […]

Ver a página do trabalho aqui.

Redondo ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

A espiral de ervas aromáticas, será implantada no jardim da escola, fará parte de uma intervenção mais alargada nos espaços exteriores, onde pretendemos aumentar a biodiversidade, atrair mais animais, promover a saúde do jardim, utilizar o potencial deste espaço, na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Brava ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)

No início do mês de janeiro os alunos do Clube Eco, iniciaram o projeto com a retirada da casca, de vários galhos da planta tabaqueira. Seguidamente, serrou-se os paus e colocou-se os números em cada pequeno pau e na posição […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE de Corujeira (Ribeira Brava)

Para dar inicio a este desafio, foi feita uma pesquisa, sobre esta técnica tão famosa da permacultura. Na verdade, este é um assunto que já nos interessa há muito, contudo, nunca nos dedicámos a ele por inteiro. Começámos por pesquisar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Cruz ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE da Camacha (Santa Cruz)

O projeto seria desenvolvido no decorrer do 3.º período. Tal não foi possível por motivos do covid 19 […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )

Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)

Ainda não foi. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 2 trabalhos )

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

O trabalho da espiral teve início durante o mês de fevereiro, com a escolha e limpeza do local. Os alunos do Clube do Ambiente em duas sessões limparam o local e conseguiram construíram a espiral. Procedeu-se posteriormente à sementeira de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

O trabalho irá ser realizado no próximo ano letivo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 3 trabalhos )

Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

Uma espiral de ervas não é mais do que um jardim de ervas multinível, eficiente em termos de espaço, que otimiza as condições de cultivo para uma variedade de espécies. A espiral começa no nível do solo e, gradualmente, será […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária D. Afonso Henriques (Santo Tirso)

Primeiro recolhemos as pedras e os pneus usados. De seguida preparamos o terreno (limpando das daninhas) e forramos os limites do canteiro com as pedras recolhidas. Depois pintamos os pneus com tinta colorida, tendo de seguida forrado os mesmos com […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica da Ponte (Santo Tirso)

Os alunos, em colaboração com encarregados de educação, assistentes operacionais e professores, foram envolvidos em diferentes processos de concretização do projeto. 1. Local de construção da horta. O primeiro passo, foi escolher o espaço onde se iria construir a espiral […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 4 trabalhos )

Colégio Parque do Falcão (Seixal)

Com recurso aos materiais mencionados, os alunos deram início ao projeto na escola e, posteriormente, deram continuidade nas suas casas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Guadalupe (Seixal)

Após a atividade ter sido proposta aos alunos, foi feita uma visita à horta do nosso Colégio para percebermos qual o melhor sítio para construir a espiral de ervas aromáticas. Em assembleia de turma (e depois de vermos alguns exemplos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Santa Marta do Pinhal (Seixal)

O desafio foi apresentado nas diversas turmas. Os alunos pesquisaram sobre a utilidade da espiral e a forma como este formato cria variadas condições climáticas que favorecem o ambiente próprio para cada planta numa área pequena. Os alunos estudaram as […]

Ver a página do trabalho aqui.


Seixal International School (Seixal)

Apenas foi feito um exemplo. Ainda está em fase de realização. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sertã ( 1 trabalho )

Instituto Vaz Serra (Sertã)

No primeiro dia começamos por juntar as pedras. Com as pedras que reunimos começamos por perceber qual a dimensão que o projecto poderia ter. Com as pedras construímos o que seria a espiral . Este processo levou-nos 2 dias, discutimos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 1 trabalho )

Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

Quando nos inscrevemos neste projeto, já tínhamos uma espiral de aromáticas na escola, que pensávamos adaptar às características exigidas nesta atividade. Devido à pandemia, não chegámos a executar a nossa ideia, que era "subir" a espiral em altura com troncos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 1 trabalho )

Escola Básica do Sobral (Soure)

Depois de definido o espaço (sudeste da escola) foi escolhido material (calçada) ainda durante o 2º período. A pedra foi colocada durante o 3º período e o objetivo era ir sobrepondo pedra, de vários tamanhos até obter a altura desejada. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tavira ( 1 trabalho )

Escola EB Horta do Carmo (Tavira)

Observação: O projeto «Micro Horta Biológica em forma de Espiral» foi concebido para ser implementado no âmbito da componente letiva presencial, prevendo-se que após a sua concretização seja apresentada a memória descritiva alusiva ao seu processo de desenvolvimento (envolvendo o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

A espiral não foi concretizada,apenas foi feita a preparação da terra. Foi solicitado ao Município apoio de materias para a concretização da espiral.Já em casa cada aluno elaborou o seu projeto para a construção da espiral. Organizaram-se em grupos e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 1 trabalho )

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

A Espiral das Ervas Aromáticas foi uma atividade que foi lançada a todas as turmas, no Conselho Eco-Escolas, tendo 2 turmas mostrado interesse em a realizar. Após o encerramento das escolas devido à situação epidemiológica, o convite foi novamente reforçado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Trofa ( 1 trabalho )

Escola Básica do Castro (Trofa)

Os alunos do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Educação Visual, quando aprendem noções básicas do desenho geométrico, aprendem que, com o traçado de linhas concordantes podem obter uma espiral. Antes de abordarem a construção deste traçado, os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vendas Novas ( 2 trabalhos )

Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)

A brigada da horta, grupo de alunos de 2º e 3º ciclo, com ajuda da professora que coordena a horta (prof Rosália) e de um professor de Físico química (prof Bentes) projetaram a espiral de aromáticas. Ajudados pela prof de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. de Vendas Novas (Vendas Novas)

1- Esboço do trabalho, realizado em papel de desenho; 2- Lavagem das latas de bebidas, recolha efetuada ao longo de várias semanas; 3- Recorte das latas, com auxílio da tesoura; 4- Recorte das várias latas em tiras; 5- Pintura das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viana do Castelo ( 1 trabalho )

Escola Básica da Abelheira (Viana do Castelo)

Este projeto foi elaborado em paralelo com a participação no concurso “A Melhor Receita Aromática” , patrocinado pela empresa “ Aromáticas Vivas”. Tendo como intuito de aprender, discutir, refletir e pôr em prática o uso das ervas aromáticas em substituição […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 7 trabalhos )

Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

O trabalho foi efetuado pelos alunos que compõem as brigadas, com a colaboração dos coordenadores e assistente operacional. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

A Coordenadora do projeto Eco-Escolas lançou o desafio aos alunos da turma D do 7.º ano. Os discentes seguiram as indicações dadas pela coordenadora do projeto Eco-Escolas, professora Cláudia Oliveira e pela docente de Educação Visual, Cláudia Forte. Os alunos, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Em primeiro lugar foi feita uma pesquisa na internet sobre como construir a espiral e que materiais eram necessários. Após ter sido projetada no papel passamos à construção. Cortamos as garrafas PET com diferentes alturas e colocamo-las no chão de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos fizeram um esboço da espiral e entregaram-no ao serralheiro (avô de uma colega da turma). O avô construiu-a e o resultado foi este: […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)

Não se chegou a concretizar devido ao confinamento por causa da COVID-19, ficando previsto a sua construção no próximo ano letivo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Valdossos (Vila Nova de Famalicão)

Colocou-se um pneu grande no chão e no centro encaixamos um tubo ( de cartão) equilibrado com terra e pedras. Cobriu-se o pneu com relva sintética verde e forramos o rolo com heras e folhas verdes . À volta do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Vila Nova de Famalicão)

O trabalho realizado é apenas bidimensional. Assim, o projeto foi idealizado mas, devido à situação atual, não foi operacionalizado. O projeto tentou ser original nos materiais utilizados, recorrendo a materiais de que a escola dispõe. As plantas selecionadas tiveram por […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 4 trabalhos )

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Escolheu-se uma zona solarenga, com boa exposição solar, existente no campo da escola que pudesse ser apreciada pelos alunos e com mais de 2 metros de diâmetro; Utilizou-se os materiais (pavês, pedras e composto) existentes num canto do campo; Começou-se […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Inicialmente os alunos sugeriram alguns locais para a colocação da espiral e os docentes responsáveis pelo projeto Eco Escolas de acordo com a autorização concedida pela Direção da escola decidiram a área e o local de construção. Foram realizados alguns […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

O trabalho foi alvo de um projeto de equipa educativa do 7º ano, integrado de forma formal na planificação da disciplina de Educação Visual e envolvendo também mais diretamente Ciências Naturais e DAC. A intervenção das restantes disciplinas acabou por […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia)

O desenvolvimento desta atividade foi consequência do confinamento obrigatório a que todos estivemos submetidos. A turma representante do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no Conselho de Eco-Escolas, dividiu-se em grupos para desenvolver as atividades que nos foram solicitadas e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Poiares ( 2 trabalhos )

Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

Após a escola ter recebido as garrafeiras e as plantas foi cavada a terra e colocadas as garrafeiras de modo a terem uma forma em espiral. Depois foram plantadas as ervas aromáticas pelos alunos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Adiado pela situação de pandemia, este projeto será dinamizado no próximo ano letivo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 2 trabalhos )

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (Vila Verde)

Será elaborado no próximo ano letivo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Sobral - Cervães (Vila Verde)

* […]

Ver a página do trabalho aqui.