As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 17 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cento e cinquenta metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8 Prof.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que convidadas ou solicitadas e são várias ao longo do ano.Participam em Eco-Sábados para trabalhos mais pesados na horta como cavar e remover o composto; arranjos na casa da árvore, cerca, galinheiro e lago. Nas feiras e workshops relacionados com a horta. Colaborando com resíduos para o compostor ou alimentos para os animais de criação da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As nossa crianças conhecem os legumes e identificam ervas aromáticas. Conhecem o processo da cadeia alimentar porque participaram ativamente desde a sementeira até à colheita e até na confeção. Praticam uma alimentação mais diversificada e saudável porque adquiriram o gosto por aquilo que produzem. Preferem produtos biológicos porque sabem o impacto que tem no ambiente e na saúde.Optam por infusões e sumos naturais em vez de bebidas processadas. Os pais começam a mudar de atitude com o exemplo dos filhos. A maioria das famílias já pratica agricultura biológica e faz compostagem como na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de quadro de tarefas de cada sala. Todas as semanas este quadro é avaliado e são selecionados novos responsáveis para as tarefas diárias.Na hora do intervalo as crianças responsáveis reúnem-se à volta da horta para cumprir as tarefas. Regar as plantas da horta e estufa, alimentar as galinhas, coelhos, patos, peixes e tartarugas.Recolher os ovos, despejar os baldinhos no compostor; verificar se existem pragas, arrancar ervas daninhas e deitá-las às galinhas. Cada sala tem um dia por semana para realizar trabalho na horta. Em reuniões mensais planifica-se e organizam-se atividades de articulação à volta da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano fazemos um Eco-Sábado onde as famílias participam para limpar o terreno da horta, remover os resíduos do compostor e retirar o composto que foi produzido ao longo do ano letivo anterior. Fazem arranjos de carpintaria, mudam a água do lago e alargam as cordas da casinha da árvore para não estrangular os ramos. As crianças ajudam e arrancam ervas que deitam às galinhas, enchem as carretas de brincar com composto e deitam no terreno que espalham com ancinhos. Mais tarde, durante a semana fazem sementeiras, cada dia uma turma em espaços previamente disponibilizados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos que as crianças responsáveis trazem de casa, restos vegetais, borras de café, cascas de fruta , palha, cinza, com resíduos do refeitório e cascas de fruta dos lanches,ervas aromáticas das infusões, aparas de poda, relva, resíduos dos coelhos e galinhas, cinza, palha, e folhas secas que vão caindo das muitas árvores do nosso recreio, cascas dos ovos das atividades de culinária,etc. Vamos formando camadas de verdes e castanhos de forma que os castanhos fiquem em cima para proteger da chuva e do sol, evitando atrair mosquitos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Depende das épocas mas temos sempre hortícolas, frutícolas, plantas aromáticas e flores. Toda a horta é ladeada por plantas aromáticas e flores que atraem insetos auxiliares para combater as pragas naturais. Temos tomilho,oregãos,cebolinho, aipo, mangericão,alecrim,poejo,salva,cidreira,alho -oriental funcho,hortelã,alcachofra, ruibarbo, calendulas, onagra, verbena,rosmaninho, alfazema,arruda,ervilhas de cheiro,lirios, girassois,cosmos,papoilas,cravos-túnicos, philomis ou marioila,erva de S. João, santolina,etc.Temos couves diversas: couve de bruxelas,troncha, toscana, galega, roxa,flor,nabiça rabanetes,acelgas, ervilhas, favas,alhos,cenouras,espinafres, feijão, tremoço.Temos morangos silvestres,groselhas,framboesas,amoras e mirtilos. Temos ainda árvores de fruto: pereiras,cerejeiras e ameixoeira além de muitas outras no pomar: marmeleiro, figueira, macieira, nogueira,diospireiro,amendoeira,ameixoeira,aveleira, etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano foi montado o sistema de rega automática mas só se liga no verão. Ao longo do ano as crianças regam com água da chuva recolhida no depósito oferecido pela EMAR que transportam em regadores pequeninos. Os responsáveis por esta tarefa cumprem-na na hora do intervalo se não choveu e as plantas necessitam, sobretudo as da estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os dias há tarefas na horta e as crianças responsáveis verificam as ocorrências que são partilhadas para o resto do grupo e se registam no Diário de Grupo. Se detetam pragas investiga-se o que é necessário fazer para as combater e passa-se à ação, sempre com processos naturais: chorume, sabonária, cinza, cascas de ovos...

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Chorume ou sabonária para os piolhos, cinza e cascas de ovos para as lesmas, cravos túnicos para as toupeiras.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos, patos e galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Teatros, dramatizações,workshops, Eco-Sábados, Minuto Verde, Desfiles de Carnaval e Primavera.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas são significativas mas este ano destacamos:
Eco-Sábados:
Os Eco-Sábados são realizados várias vezes ao longo do ano consoante os trabalhos a desenvolver na horta. Os pais são convidados a participar para fazer trabalhos mais pesados na horta ou de carpintaria nas estruturas existentes:cerca, galinheiro,coelheira ,estufa ou casinha da árvore. Nem sempre vêm os mesmos mas aparecem cerca de 40 a 50 pessoas, entre crianças, familiares, professores e funcionários da escola. É sobretudo um momento de convívio e partilha de saberes ,onde todos interagem e se esforçam para a horta ficar mais bonita e do agrado das crianças.No final há sempre um lanche à base de compotas realizadas pelas crianças com legumes ou frutos da horta e infusões das nossas ervas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades de culinária:
Realizadas todas as sextas feiras pelas crianças do JI e em outras alturas específicas por toda a escola.(dia da alimentação, magusto, dia do pai e dia da mãe e fins de período). São usados produtos biológicos e frescos, a maior parte colhidos na nossa horta ou pomar. Usamos legumes para fazer sopas, pickles, saladas com e sem flores. Sementes para fazer barras de cereais, ervas aromáticas para infusões,águas aromatizadas, recheio para bolas ou quiches, frutas para sumos, espetadas, compotas para consumo e venda.Este ano no outono desidratamos fruta colhida no pomar para consumir durante o ano e vender na feira de outono. Bolos de fruta ou legumes em que usamos os ovos das nossas galinhas. Quando se preparam para as festas de pais ou mães estão presentes cerca de 300 pessoas. Só as crianças são 130. Os lanches das crianças passaram a ser saudáveis onde a fruta está presente e há o cuidado de evitar produtos processados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Teatros
Todas as segundas feiras de tarde as crianças do JI dramatizam histórias contadas de manhã e quando as histórias se relacionam com a horta, este é o cenário para as dramatizações. Por vezes as outras turmas são convidadas a assistir e em algumas ocasiões os pais também são convidados a participar. Em datas especiais convidamos a companhia de teatro Filandorra para a nossa escola e a horta também serve de palco para as suas encenações. No final do ano toda a escola organiza um teatro onde o tema da horta, alimentação saudável e planeta sustentável fazem parte do programa. No final do ano letivo passado, alugamos o Teatro Municipal que tem capacidade para 500 pessoas e as famílias marcaram presença na nossa festa assim como algumas entidades locais e os Parceiros Eco-Escolas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta tem sido motivo para recebermos visitas de escolas, creches e outras instituições. Ultimamente recebemos com regularidade o Espaço Memória de Vila Real onde idosos de diferentes centros ou asilos nos visitam para trocar experiências com as nossas crianças. A horta é um espaço de encontro onde se partilham saberes e conhecimentos.Temos sido convidados para participar em seminários e workshops para divulgarmos o nosso trabalho e projetos. Os três principais canais de televisão pública já nos visitaram e fizeram reportagens da nossa horta e do nosso trabalho. O Porto Canal e a Euronews também.
O trabalho desenvolvido à volta da horta e as nossas práticas ecológicas,fazem com que a nossa escola seja cada vez mais procurada mas como não tem condições para tantos alunos, o Município prometeu obras de ampliação há alguns anos que aguardamos ansiosamente. Com o dinheiro angariado nas feiras dos nossos produtos, realizamos uma visita de estudo no final do ano do interesse de todos os alunos com que suportamos as despesas.

15.1. Link para a página da horta:

Facebook de Luisa Fernandes