saber mais sobre a nossa horta bio
			 				                
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            1 ano
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            50m2
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            3
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Ciências e  Componete Técnologica
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            19
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            2
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            As famílias não se mostraram disponíveis
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Elaboração de ementas saudáveis, confeção de sopa e saladas. Celebração do dia da alimentação, onde os alunos confecionaram uma sopa e salada  e onde almoçaram todos envolvidos nas atividades da horta. Também se realizaram vendas algumas hortaliças produzidas na horta para aquisição de novas semente e plantas para a horta.
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                             No inicio os alunos fizeram uma limpeza geral do terreno.  Iniciaram-se os trabalhos e começamos por construir uma vedação reutilizando paletes, para termos o local mais resguardado e protegido.  Após a colocação da vedação os alunos cavaram o terreno todo. Quando o terreno estava todo cavado,este foi dividido em 4 talhões. Cada grupo de  4 alunos foi responsável pelo seu talhão terreno. Em cada talhão começou-se por se plantarem plantas hortícolas diferentes. também deixamos uma zona destinada a sementeira de algumas plantas aromáticas e hortícolas. O terreno está dividido em 4 talhões e na zona menos produtiva colocamos as covetes de sementira de plantas.
Após a instalação das plantas hortícolas  formam criadas equipas de trabalho de 4 elementos, alternados de semana para semana. 
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                            A limpeza, mobilização do solo é feita pelos alunos do curso cef, sendo estes responsáveis pela horta. Os alunos fizeram a limpeza e a mobilização do solo com o professora da componente tecnológica.  A fertilização é feita com recurso a matéria orgânica da compostagem  do ano anterior e as borras de café (maquina da escola). Sendo essencialmente estes alunos os responsáveis pela horta e também pela brigada da floresta.
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                            Com um compostor fornecido pela LIPOR ( empresa de recolha de resíduos). Onde vamos fazendo a compostagem com os resíduos da escola ao longo do ano.
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Alfaçe, alho, cebola, espinafre,  couve lombarda.
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            Rega com aspressores, por forma gastar o menos agua possível. Aproveitando a rega também com a agua da chuva. Como grande parte da horta é de outono inverno e primavera, na região da escola chove com bastante frequência  regamos muito pouco. Também escolhemos hortícolas que se adaptem melhor ao tipo de clima e que necessitem de pouca água, gastando com a horta pouca água.
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            Sim, em geral de 15 em 15 dias apesar de na primavera verificarmos com mais frequência.Neste momento em que nos encontramos em plena quarentena e impedidos de  nos deslocar a escola apenas as assistentes operacionais vão observando as plantas e regando a horta uma vez por semana, mas sem grande intervenção. Pois neste momento a horta está com muitas ervas daninhas.
  
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                            As aulas da horta, onde os alunos se mostram muito curiosos e participativos.  Começau por se fazer uma limpeza da horta e começou por se instalar uma vedação de paletes.
As aulas na horta foram essencialmente de instalação de uma vedação com paletes fazendo com que ficasse mais resguardada, pois esta situa-se junto do campo de jogos e as bolas com frequência iam lá parar . Também realizaram todas as tarefas de mobilização do solo até o solo estar ideal para a instalação das plantas hortícolas em semente e de viveiro.  Devido a pandemia grande parte das plantações não se realizaram, ficando a horta a maio da plantação.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        
                            Descrição:
                             Na confeção de sopa os alunos cozinharam uma sopa com hortícolas colhidas na horta e fizerem em salada. Onde no final poderam todos deliciar-se com um almoço. 
                         
						                        
						                         Atividade 3:
						                        
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta: