As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A comunidade ajudou a tornar este projeto possível dando-nos sementes e plantas que pudéssemos colocar na terra e ensinando-nos como e quando plantar cada uma delas. Toda a comunidade se envolveu demonstrando muito interesse e empenho na concretização e sucesso deste projeto. As famílias transmitiram todos os conhecimentos de agricultura que tinham para os seus educandos e alguns docentes e funcionários envolveram-se de várias formas; uns ajudaram a cozer as calças que foram a decoração da cerca da horta e os “vasos” de plantio dos morangueiros, outros trouxeram produtos para serem semeados e plantados. Os alunos da escola que não faziam parte deste projeto demonstraram sempre grande curiosidade e iam sempre espreitando para ver o que estava a acontecer, ver a evolução da horta e muitas foram as vezes que fizeram perguntas sobre assuntos que desconheciam relacionados com a agricultura.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas, pelo menos duas turmas iam à horta tratar da terra, mais tarde plantar e semear os produtos e depois cuidar das plantas.
Antes de cada turma sair da sala de aula para ir para a horta eram sempre relembradas as regras a cumprir. Ainda na sala de aula os alunos ficavam a saber quem ia buscar as alfaias, quais é que deviam trazer e quem as ia guardar no final da aula no “armazém”. O mesmo aconteceu quando foi altura para plantar/semear os produtos. Eram feitos grupos antes de chegarem à horta. O mesmo aconteceu com a rega, havia 3 alunos por aula responsáveis pela rega. Todos cumpriram as tarefas com muito entusiasmo.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos também consideraram importante colocar alguns objetos a cercar a horta de modo a que esta ficasse mais protegida das bolas que poderiam ir para lá e até do vento. Foram aproveitadas calças de ganga velhas; os alunos colocaram palha dentro das calças de modo a que estas ficassem com aspeto de que alguém as estava a vestir. Na parte superior foi colocada terra e os alunos aproveitaram para plantar morangueiros.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No 27 de março seria realizada uma “Mostra de Saberes e Sabores”. No âmbito da Horta Biológica da Escola seria montada uma banca com os produtos colhidos da horta. Estes produtos poderiam ser comprados por toda a comunidade educativa e seriam os alunos a colher e vender os produtos. Grande parte dos Encarregados de Educação estavam ansiosos pela realização da feira, pois queriam ver e comprar os alimentos que os seus educandos semearam, plantaram e cuidaram com todo o empenho e com muitas dicas e ensinamentos que cada aluno trouxe da sua família.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A Escola Básica de Vilarinho do Bairro tem um docente que desenvolve o projeto “Cozinhar para a inclusão”, com alunos com medidas adicionais ao abrigo do DL nº54/2018. Uma das atividades que realiza com esses alunos é a confeção de uma refeição semanal para elementos da comunidade educativa.
À medida que os produtos da horta estivessem prontos a serem colhidos, uma parte destinar-se-ia a contribuir para a confeção das refeições referidas.
Este grupo demonstra sempre muito interesse na realização das refeições. Mais entusiasmo iriam ter, pois seriam eles a colher da terra os produtos para depois os confecionar sob as orientações do professor.
Tal não aconteceu pois as atividades foram suspensas devido ao Plano de Contingência Coronavírus.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
No quinto ano na unidade “ A importância das rochas e do solo na manutenção da vida” o espaço da horta foi muito importante pois assim foi muito mais fácil os alunos perceberem que o solo é um suporte de vida, conhecerem as propriedades dos solos, como um solo se pode degradar, como o devemos conservar e aprenderam também algumas técnicas e instrumentos utilizados na agricultura.
Na unidade “A importância da água para os seres vivos” a horta também foi muito importante pois assim os alunos mais depressa perceberam o quanto a água é importante para os seres vivos e a manutenção da vida.
Na unidade “Diversidade dos animais” aproveitei a horta para que os alunos verificassem que os animais apresentam várias formas, diferentes tipos de revestimento e até puderam observar animais com diferentes tipos de locomoção.
Mais temas (por exemplo: “A influência dos fatores abióticos na vida dos animais e plantas”) seriam abordados na horta caso as aulas não tivessem sido suspensas devido ao Plano de Contingência Coronavírus (COVID-19).
Na disciplina de Matemática as docentes aproveitaram para abordar os temas: polígonos (na forma dos canteiros da horta), áreas (da horta e das respetivas superfícies ocupadas por cada produto hortícola), perímetros e volumes.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: