saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo passado
2. Área aproximada da horta (m²):
60m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos levam plantas para germinar em casa, sendo estas posteriormente plantadas na horta. Enquanto as plantas germinam fazem medições do crescimento da planta ao longo do tempo.
Também costumam trazer materiais de casa que sejam necessários para a horta, nomeadamente cascas de ovos, embalagens para as sementeiras ou garrafões de plástico para proteger as plantas.
Quando as plantas estão prontas a colher, os alunos levam nas para consumir em casa.
No final do ano letivo é feita uma feira com os produtos biológicos da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alguns alunos começaram a fazer pequenas hortas em casa ou a cuidar de carvalhos em casa depois de semearem as bolotas na escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é dividida por 4 turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade, orientadas por duas professoras de Ciências Naturais do 3º Ciclo. Os alunos participam em todas as tarefas desde as sementeiras, às plantações, deservagem e colheita. É desenvolvido em paralelo a construção de um portefólio pelos alunos onde desenham e descrevem as tarefas desenvolvidas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A horta está construída segundo a permacultura, com camas elevadas cobertas por palha e com rega gota a gota. Neste sistema, evita-se ao máximo revolver o solo, adicionando-se o mais possível matéria orgânica para enriquecer o solo. Esse enriquecimento é feito com o composto resultante da compostagem a frio e do vermicompostor. A palha utilizada para além de contribuir para aumentar o teor de matéria orgânica, evita o crescimento das ervas. Cascas de ovos, cinzas das lareiras e biofertilizantes feitos à base de bananas, café ou urtigas são também utilizados.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos um vermicompostor instalado numa banheira com minhocas californianas em que são introduzidos alternadamente os restos de legumes da cantinas com palha. Quando este se encontra cheio fazemos compostagem a frio no chão, sempre com os restos vindos da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Essencialmente hortícolas tais como alfaces, cebolas, alhos, beterrabas, alho francês, vários tipos de couves, acelgas misturadas com aromáticas e flores. Na espiral plantámos várias espécies de aromáticas e morangos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta tem rega gota a gota ligada à rede pública. Pretendemos em breve fazer recolha da água da chuva. De qualquer forma o facto da escola ser em Sintra e do solo estar permanentemente coberto por palha, não é práticamente necessária a rega durante as estações do outono e do inverno.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita quase diariamente através da observação das plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Temos tido alguns problemas com lesmas e caracóis, que temos tentado combater com caixinhas enterradas com vinagre, e cinzas e cascas de ovos partidas à volta das plantas. Também protegemos as plantas mais pequenas com garrafões de plástico.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Exposição do projeto no final do ano letivo.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realizou se na festa do final de ano letivo passado uma venda com alguns produtos da horta. A feira foi organizada pelas duas professoras responsáveis pelo projeto com a ajuda de alguns alunos do 1º ciclo. Toda a comunidade escolar teve oportunidade de tomar contacto com o projeto nesse dia.
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos que participam no projeto vão semanalmente à horta e paralelamente às atividades práticas vão apreendendo conteúdos relacionados com as ciências e o estudo do meio. Ao longo do ano vão desenhando e fazendo os seus registos.
Atividade 3:
Descrição:
No final do ano letivo realizou-se uma exposição na escola, onde foi mostrado a toda a comunidade escolar o trabalho realizado na horta ao longo da escola.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta possui uma pequena charca construída no ano letivo anterior, por ser um elemento essencial em permacultura. O objetivo é atrair espécies que sejam favoráveis à horta como pequenos anfíbios que se alimentem de insetos e criar um pequeno ecossistema. Para além dos peixes e algumas rãs que lá foram colocadas, já foi registada a presença de uma salamandra perto da charca.
15.1. Link para a página da horta: