As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos melhoraram os resultados escolares nos conteúdos curriculares relacionados com esta atividade, nomeadamente no tema Atividades Económicas, subtema Agricultura, lecionado na disciplina de Geografia do 3º ciclo. De um modo geral esta atividade leva alguns alunos problemáticos a desenvolverem um gosto e interesse maior pela escola, facilitando assim a sua integração e rendimento escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Nas aulas de EC também pequenos grupos, de forma autónoma vão fazer tarefas simples na horta.
Sempre que necessário, em horas extra, normalmente depois das aulas, por exemplo para regar ao fim do dia.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas, a solução de sabão azul e branco diluído em água e ainda borrifar com água e vinagre.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Mesmo assim ainda se fez uma feirinha onde vendemos essencialmente laranjas das árvores da escola.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A última foto foi uma experiência bem sucedida com um frasco e 2 tocos de alho-francês. Fomos partilhando as fotos das várias fases de crescimento nas aulas virtuais incentivando assim esta atividade.
15.1. Link para a página da horta: