saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há dois anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
50 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do meio (1ºciclo); Área do conhecimento (pré-escolar); Ciências Naturais (2º e 3ºciclos) e Clube do Ambiente
3.3. N.º de alunos envolvidos:
90
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Quando são solicitados para colaborar em alguma atividade específica, em contribuir com alguns materiais, nomeadamente com plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos desde o pré-escolar até ao 9ºano, com a criação destas pequenas hortas e jardins, tomam contacto com a terra e com as plantas. Observam, participam nas sementeiras e plantações, acompanham o crescimento e desenvolvimento das plantas, cuidam destes espaços e dão valor aos alimentos, nomeadamente aos de origem vegetal. Adquirem conhecimentos através das atividades experimentais de campo e tomam as suas próprias decisões. A comunidade apoia estas iniciativas, verificando que são benéficas para os alunos terem o conhecimento nesta área.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As turmas do pré-escolar e do 1º ciclo ficam desde o início responsáveis por cuidar dos seus canteiros. Elas fazem o acompanhamento das culturas (mondando, regando e colhendo). Os alunos do Clube do Ambiente semanalmente acompanham a horta, o jardim e as aromáticas. Fazem o amanho da terra, as sementeiras e plantações, mondas, regas e colheita. Aqui dividem-se em grupos ou não, consoante o tipo de tarefa a realizar.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita geralmente por alunos e professores envolvidos nas disciplinas anteriormente descritas. Por vezes alguns auxiliares também colaboram. A mobilização do solo é realizada com o auxílio de pequenos instrumentos de jardinagem, com enxadas e ancinhos que a escola vai adquirindo ao longo do tempo. Relativamente à fertilização costuma ser feita com composto orgânico proveniente da Escola Agrária de Santarém e de estufas de um particular que nos vai cedendo a terra. Esta já traz o fertilizante adequado.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita na Escola Básica Alexandre Herculano. O compostor foi construído com paletes cedidas por um hipermercado local, onde são colocados semanalmente os restos vegetais provenientes da preparação dos almoços da cantina. É ainda feita com alguma frequência a recolha de folhagem existente no espaço escolar, dado que existem muitas árvores e outro tipo de vegetação. São os alunos que participam nesta atividade.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos culturas hortícolas (favas, nabiças couves, rabanetes, pimenteiros, tomateiros, batata, abóboras,etc). Temos também as aromáticas (salsa, coentros, hortelã, tomilho, oregãos, cebolinho, alecrim, sálvia, erva cidreira). Possuímos ainda a área dedicada ao jardim (diversas tipos de flores, passando pelos cactos , suculentas e outras).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida num depósito que depois é aproveitada para regar pequenos canteiros nos primeiros momentos de rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita pelos alunos e professores, bem como por alguns auxiliares de educação. Com alguma regularidade é feita a observação direta aos canteiros, assim como a todo o espaço escolar. Quando é possível é executada manualmente, não recorremos a produtos químicos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Acontece por vezes aparecer a lagarta do pinheiro, nestes casos comunicamos à equipa do ambiente da câmara para resolver a situação.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No Dia Mundial da Alimentação e no Dia Eco-Escolas, há sempre a banca ecológica, onde são expostos e vendidos à comunidade escolar os produtos biológicos (frutos e vegetais), bem como produtos florícolas.
Atividade 2:
Descrição:
Os produtos da horta (incluindo as aromáticas) são utilizados na confeção de sopas e outros pratos na cantina e bar da escola.
Atividade 3:
Descrição:
As aulas na horta, constituem uma mais valia para aplicação e consolidação de determinados conteúdos lecionados, nomeadamente aqueles que estão relacionados com as plantas ( desde a germinação das sementes, ao seu crescimento e desenvolvimento, floração, frutificação e produção de sementes). Além deste aspeto, temos o embelezamento dos espaços escolares, a importância para uma maior sustentabilidade na escola, e consequentemente em casa e funciona também como atividades mais lúdicas (existência de brigadas verdes).
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta e o jardim estão no seio da escola, junto com os blocos de aulas, cantina, sala de alunos, logo torna-se um espaço atrativo por todos.
15.1. Link para a página da horta: