saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo de 2007/2008
2. Área aproximada da horta (m²):
Cerca de 40 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Físico-Química e Geografia
3.3. N.º de alunos envolvidos:
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Colaboram através da oferta de sementes aquando das respetivas sementeiras. Ajudaram os filhos na sementeira e a tratar dos produtos hortícolas, assim como, construir o canteiro em forma de espiral para o concurso das aromáticas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Dar oportunidade aos alunos de percecionar o ciclo de crescimento das plantas, nomeadamente as que são mais utilizadas na alimentação humana. Ainda que a Escola esteja inserida em meio rural, alguns dos alunos não têm contacto direto com atividades agrícolas. Motivar os alunos para as atividades agrícolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Dois dias por semana todo o grupo é envolvido em tarefas de manutenção da horta; nos restantes dias da semana uma escala entre os alunos para assegurar a rega e outros cuidados prioritários.
7. Como é feita a preparação do solo?
A Erva mais alta é raspada e colocada no compostor. A preparação prévia da terra,é feita cavando-se e enterrando a erva restante para que esta seja decomposta servindo de fertilizante natural.Também se coloca o composto tirado do compostor. De seguida são preparados os canteiros onde é semeda/plantada cada uma das espécies em cultivo. Em casa como os possuem animais têm estrume dos animais para fertilizar os solos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com resíduos da cantina, folhagens do jardim, da relva e da manutenção e limpeza do espaço da horta.
Em casa é com os restos dos alimentos e com a erva.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, cebolas, favas, ervilhas, espinafres, pimentos, tomate, alface, feijão-verde, courjetes, abóboras e ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nesta época do ano, a chuva ainda que escassa, assegura a água necessária. Águas pluviais são recolhidas em vasilhas para o efeito. Só depois de esgotada essa água se recorre a água canalizada.
Os cuidadores escalados para cada semana asseguram a rega.Em casa as hortas são regadas com água recolhida da chuvas, das ribeiras e dos poços ou furos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Por observação direta com acompanhamento dos professores e do Funcionário. Agora será os alunos e os pais no caso da suas hortas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos envolvidos no concurso dos eco cozinheiros, para treino e aproveitamento dos legumes da horta, prepararam uma sopa na cantina da escola. A sopa é para todos os alunos, professores e funcionários da escola.
Atividade 2:
Descrição:
Após a paragem das aulas presenciais, o trabalho na horta não pode continuar a ser desenvolvido, no entanto, os alunos, em casa e com a ajuda dos Encarregados de Educação envolveram-se nos desafios entretanto sugeridos, dos quais se destaca a Espiral de Ervas Aromáticas e a Horta Bio... em casa.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: