saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe uma horta na escola desde 2009.
2. Área aproximada da horta (m²):
5 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Jardinagem
3.3. N.º de alunos envolvidos:
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Contribuiu para que os alunos se consciencializassem da importância da cultura biológica, encararem como uma oportunidade de aprender uma profissão e de aprender competências relacionadas com a área. A comunidade educativa no seu geral, ficou mais sensibilizada para a agricultura e sua importância, dando primazia ao cultivo biológico e à não utilização de pesticidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada aluno tem uma parte do terreno da qual é responsável pela manutenção e cultivo. Ao longo da semana, de acordo com as horas estipuladas no horário para a Jardinagem, é realizada a manutenção da horta pelos alunos e professores de educação especial, sendo que nos períodos de interrupção lectiva é um auxiliar que fica responsável por tomar conta da horta. Uma vez por semana (sexta-feira), existe um funcionário da CMTV que também ajuda, trazendo sementes e plantas pequenas através da CMTV e dando auxilio tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura.
7. Como é feita a preparação do solo?
Através da enxada e ancinho, fez-se a limpeza do terreno, removendo ervas daninhas e preparando o espaço para o cultivo. Foi regado com consistência e fertilizado através de estrume de galinhas (criação existente na escola, mas separada da horta), bem como de terra concedida pela CMTV para o mesmo efeito.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Através de recipientes grandes e largos sem fundo (antigos caixotes de lixo), depois de colocar pequenos paus e madeiras de modo a criar condições para haver arejamento, adicionar restos de fruta e vegetais, bem como ervas e plantas secas e ou partidas. Tentou-se colocar sempre uma camada com elementos verdes e outra camada cm elementos castanhos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada pelos alunos através de uma torneira da escola localizada junto ao local da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Através da observação efectuada pelos alunos e professores.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Oferta de produtos hortícolas na escola para angariar fundos e desenvolver actividades com os alunos em que se possa utilizar o dinheiro adquirido com a venda dos produtos da horta.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aconteceu uma vez por semana entre Janeiro e Março. Todos os alunos da educação especial colhiam os produtos e disponibilizavam-nos na sala de professores, para todos os professores e auxiliares que em troca davam donativos para realizar atividades com os alunos.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: