As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB de Canaviais (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano passado, há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

mais de 50 (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

225

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pais e encarregados de educação foram informados do projeto " Hortas Bio" e organizaram-se para vir ajudar, a arranjar a terra, a plantar e semear. O tempo ficou ao seu critério e sempre que possível, muitas vezes até vêm aos sábados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem tido grande impacto junto das famílias e da comunidade.
Classificam a atividade como sendo muito positiva. As crianças falam em casa que as nabiças do almoço foram da horta e só por isso já acham a sopa mais saborosa.
Desde que temos horta bio não se comprou mais coentros e por vezes vendemos simbolicamente às famílias o que não for usado na cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um zona devidamente identificada e cada professor juntamente com os seus alunos e pais que queiram participar fazem a manutenção da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita em grupo sob a orientação de pais e professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciou-se agora a compostagem, principalmente com os produtos degradáveis da cozinha, cascas das frutas que as crianças comem no lanche e ervas e folhas do arranjo da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Está pensada ser gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: