As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Colégio Monte Flor (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011 que temos horta mas este ano a horta teve que mudar de lugar por isso temos uma nova horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2 aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Os grupos responsáveis pela horta são os 4 e 5 anos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam muito de ir à horta, regar e cuidar. Até ao momento em que o colégio esteve aberto só conseguiram apanhar alguns morangos. À medida que os legumes foram crescendo foram os funcionários que estiveram na manutenção do colégio que os colheram e consumiram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos dos 5 anos plantaram uma grande variedade de legumes e os dos 4 anos plantaram morangueiros e feijões, que tinham germinado primeiro na sala de aula. Todos os dias um grupo de crianças vai verificar se a horta precisa de ser regada e, se for necessário, rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que iniciámos um novo espaço de horta transportámos alguma terra da horta anterior mas, ainda foi necessário comprar alguma terra nova.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Também o compostor mudou de lugar e tivemos que começar de novo a compostagem. . Começámos por fazer uma camada de cascas, depois de terra da antiga horta e de seguida de ramos e folhas secas que as crianças apanharam no recinto escolar (caminhos e jardim). Sempre que necessário colocamos as cascas das frutas e legumes que são descascados diariamente na cozinha da escola e vamos alternado com terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeámos algumas batatas brancas e uma batata doce, um pedaço de cenoura com rama. Plantámos 3 tipos de alface, espinafres, couve brócolo, pimentos, tomates cherry, coentros, salsa, rúcula, alhos, cebolas, alhos francês, feijões e morangueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos dois pequenos regadores para as crianças regarem a horta.
Após o fecho do colégio colocámos rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até a data ainda não apareceram pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos da horta são utilizados nas refeições da escola e são os alunos que os preparam para serem colocados nas sopas e saladas no entanto devido à encerramento do colégio foram os funcionário que estiveram na manutenção e limpeza das instalações que os apanharam e consumiram.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos aprenderam o nomes das espécies que plantaram e foram, com a ajuda da educadora, procurar uma imagem de cada um para se fazerem tabuletas de identificação a serem colocadas junto dos mesmos na horta. Aprenderam também como se constitui uma planta, e o que se costuma utilizar de cada uma na alimentação. Aprenderam que de umas comem-se as folhas de outras a raiz, umas comem-se cruas, outras cozinhadas, de umas come-se o que cresce em cima da terra e de outras o que cresce dentro da terra.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: