saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2011 que temos horta mas este ano a horta teve que mudar de lugar por isso temos uma nova horta.
2. Área aproximada da horta (m²):
10 m2 aproximadamente
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Os grupos responsáveis pela horta são os 4 e 5 anos
3.3. N.º de alunos envolvidos:
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos gostam muito de ir à horta, regar e cuidar. Até ao momento em que o colégio esteve aberto só conseguiram apanhar alguns morangos. À medida que os legumes foram crescendo foram os funcionários que estiveram na manutenção do colégio que os colheram e consumiram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos dos 5 anos plantaram uma grande variedade de legumes e os dos 4 anos plantaram morangueiros e feijões, que tinham germinado primeiro na sala de aula. Todos os dias um grupo de crianças vai verificar se a horta precisa de ser regada e, se for necessário, rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
Uma vez que iniciámos um novo espaço de horta transportámos alguma terra da horta anterior mas, ainda foi necessário comprar alguma terra nova.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Também o compostor mudou de lugar e tivemos que começar de novo a compostagem. . Começámos por fazer uma camada de cascas, depois de terra da antiga horta e de seguida de ramos e folhas secas que as crianças apanharam no recinto escolar (caminhos e jardim). Sempre que necessário colocamos as cascas das frutas e legumes que são descascados diariamente na cozinha da escola e vamos alternado com terra.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Semeámos algumas batatas brancas e uma batata doce, um pedaço de cenoura com rama. Plantámos 3 tipos de alface, espinafres, couve brócolo, pimentos, tomates cherry, coentros, salsa, rúcula, alhos, cebolas, alhos francês, feijões e morangueiros.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos dois pequenos regadores para as crianças regarem a horta.
Após o fecho do colégio colocámos rega gota a gota.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Até a data ainda não apareceram pragas nem doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os produtos da horta são utilizados nas refeições da escola e são os alunos que os preparam para serem colocados nas sopas e saladas no entanto devido à encerramento do colégio foram os funcionário que estiveram na manutenção e limpeza das instalações que os apanharam e consumiram.
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos aprenderam o nomes das espécies que plantaram e foram, com a ajuda da educadora, procurar uma imagem de cada um para se fazerem tabuletas de identificação a serem colocadas junto dos mesmos na horta. Aprenderam também como se constitui uma planta, e o que se costuma utilizar de cada uma na alimentação. Aprenderam que de umas comem-se as folhas de outras a raiz, umas comem-se cruas, outras cozinhadas, de umas come-se o que cresce em cima da terra e de outras o que cresce dentro da terra.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: