As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Pretendemos que os produtos da nossa horta (alfaces, coentros, couves, salsa, cebolas, alhos, abóboras, favas ...) sejam vendidos na escola, à comunidade escolar, em pequenas feiras de produtos biológicos.
Alguns dos nossos produtos hortícolas serão também utilizados na cantina escolar.
Pretendemos realizar uma articulação com o curso de educação e formação de Cozinha, para que possam confeccionar alguns dos nossos produtos, tais como favas, couves ou abóboras.
A nossa horta encontra-se já a funcionar pedagogicamente com alunos da Educação Especial, que auxiliaram já na preparação do terreno, e irão participar na manutenção da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Duas vezes por semana, temos também a colaboração de dois alunos do Ensino Especial, que intervêm em algumas tarefas, supervisionados e auxiliados por alunos e professores do curso de jardinagem.
7. Como é feita a preparação do solo?
Utilizando o ancinho, os alunos removeram as pedras, os detritos, e as ervas, tendo posteriormente alisado o terreno.
Os alunos de Jardinagem colocaram uma camada de composto orgânico à superfície do terreno, e com o auxílio da enxada cavaram de forma a incorporar o composto em camadas mais profundas.
Por fim, foi feito um alisamento da terra, plantação e rega das plantas pretendidas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
São utilizados materiais provenientes da cantina, da limpeza e manutenção dos espaços escolares ajardinados, e também recolhidos em casa pelos alunos.
A escola conseguiu a aprovação da inscrição no programa de compostagem "Devolver à terra", no entanto, este projeto só começará a ser dinamizado em março na escola, onde teremos acesso a um compostor, e a formação para os docentes.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Alface, abóboras, cebola, couve, repolho, alho, tomate
- Salsa, coentros, cebolinho, mangericão
- Favas
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: