As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Colégio Guadalupe (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania, Biologia, Estudo do Meio, Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 350

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam, contribuindo com sementes e plantas que os alunos trazem de casa para enriquecer a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos são todos plantados e semeados pelos alunos. Estes, em conjunto com os professores e os demais funcionários, monitorizam as atividades da horta e executam todas as tarefas necessárias: preparar e fertilizar o terreno, semear ou plantar, regar, colher os frutos ou legumes e recolher as folhas secas, bem como monitorizar a existência pragas. Todos os produtos recolhidos são entregues no refeitório do Colégio para consumo da comunidade educativa: sopas e saladas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas é organizada por todos os envolvidos neste projeto em função quer da sua disponibilidade (disponibilidade das turmas), quer em função das necessidades da horta (ex.maior necessidade de rega na primavera e no verão; maior necessidade de recolha de folhas secas no outono, ...).

7. Como é feita a preparação do solo?

No que respeita à fertilização, apenas são utilizados fertilizantes naturais (sem recurso a químicos).
No que respeita à limpeza mais superficial do solo (recolha de folhas secas e ervas daninhas, por exemplo) são os alunos que a executam. No caso de ser necessária uma limpeza mais exaustiva, esta é realizada pelos funcionários do Colégio que participam neste projeto (ex. cortar ramos de árvores, transplantar, retirar raízes grandes do solo...).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita a compostagem a partir das folhas secas recolhidas na horta e de cascas de fruta e legumes que provêm das sobras do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebolas, beterraba, beringela, morangueiro, alho francês, batata, couve-roxa, feijão, ervas aromáticas, cenouras, espinafres, tomateiros, pimenteiros e algumas flores oferecidas pelos familiares dos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, regularmente, a partir da observação direta de todos os envolvidos no projeto da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta (três vezes) - estas atividades contribuem fortemente para a motivação para a aprendizagem, para a ciência e para a sensibilização dos alunos acerca da agricultura biológica e sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e saladas com hortícolas da horta (uma vez) - estas atividades são essenciais para uma melhor compreensão dos alunos mais novos acerca da viagem que os alimentos percorrem da horta até ao prato.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este é um espaço frequentemente elogiado pelos funcionários do Colégio, pelos alunos e suas famílias.
Os alunos participam com muita motivação em todas as atividades relacionadas com a horta.

15.1. Link para a página da horta:

www.facebook.com/colegioguadalupeonline