saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
90m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Homem Ambiente e Ciências Naturais e Formação Vocacional (PIEF 1 e 2)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
26
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
0
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram envolvidas sempre que os alunos contribuíram com plantas ou sementes para utilização na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta permitiu que os alunos participassem de uma forma bastante empenhada em todas as tarefas relacionadas com a mesma. E visto que se trata de uma horta biológica fez com que os alunos ficassem sensibilizados para o consumo de produtos hortículas biológicos e o impacto que isso tem na sua saúde. Já a comunidade usufruiu dos produtos que dali resultaram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta era cuidada todas as semanas pelas duas turmas envolvidas. A repartição de tarefas era feita pelo professor que acompanhava os alunos consoante das necessidades identificadas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita numa fase inicial tendo sido limpo, preparado e, por fim fertilizado com estrume de cavalo curtido da região. De seguida, foram feitas as primeiras plantações e sementeiras.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor foi feito com placas de madeira.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao longo do tempo tivemos diferentes culturas consoante a estação e condições do terreno, como por exemplo: alho, alface, cebolas, favas, courgetes, couves, alho francês, tomate, feijões, nabos, cenouras, bróculos, chuchu, rabanetes, morangos, nabiças, entre outros.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Dado a escola estar numa região com fraca precipitação e solos bastante argilosos a rega era feita regularmente.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças era feita de todas as vezes que a horta era cuidada, uma vez que íamos adaptando a forma de proteção das culturas ao mal identificado.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foi identificada uma praga de caracóis e lesmas que foi combatida com a proteção das culturas afetadas com garrafas e garrafões que reutilizámos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As feiras na escola realizaram-se 4 vezes ao longo dos dois primeiros períodos. Nelas disponibilizavam-se os produtos tratados pelas turmas ao longo das aulas à comunidade escolar, promovendo o consumo de produtos biológicos.
Atividade 2:
Descrição:
Aulas na horta - As aulas que realizavamos na horta tinham como objetivo a manutenção da mesma e o cultivo dos hortículas. Desta forma, pretendia-se que os alunos compreendessem a importância das hortas biológicas para a sua saúde e economia familiar.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/pief.amareleja