As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica de Amareleja (Moura)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

90m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Homem Ambiente e Ciências Naturais e Formação Vocacional (PIEF 1 e 2)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas sempre que os alunos contribuíram com plantas ou sementes para utilização na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta permitiu que os alunos participassem de uma forma bastante empenhada em todas as tarefas relacionadas com a mesma. E visto que se trata de uma horta biológica fez com que os alunos ficassem sensibilizados para o consumo de produtos hortículas biológicos e o impacto que isso tem na sua saúde. Já a comunidade usufruiu dos produtos que dali resultaram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta era cuidada todas as semanas pelas duas turmas envolvidas. A repartição de tarefas era feita pelo professor que acompanhava os alunos consoante das necessidades identificadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita numa fase inicial tendo sido limpo, preparado e, por fim fertilizado com estrume de cavalo curtido da região. De seguida, foram feitas as primeiras plantações e sementeiras.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi feito com placas de madeira.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do tempo tivemos diferentes culturas consoante a estação e condições do terreno, como por exemplo: alho, alface, cebolas, favas, courgetes, couves, alho francês, tomate, feijões, nabos, cenouras, bróculos, chuchu, rabanetes, morangos, nabiças, entre outros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Dado a escola estar numa região com fraca precipitação e solos bastante argilosos a rega era feita regularmente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças era feita de todas as vezes que a horta era cuidada, uma vez que íamos adaptando a forma de proteção das culturas ao mal identificado.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi identificada uma praga de caracóis e lesmas que foi combatida com a proteção das culturas afetadas com garrafas e garrafões que reutilizámos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As feiras na escola realizaram-se 4 vezes ao longo dos dois primeiros períodos. Nelas disponibilizavam-se os produtos tratados pelas turmas ao longo das aulas à comunidade escolar, promovendo o consumo de produtos biológicos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta - As aulas que realizavamos na horta tinham como objetivo a manutenção da mesma e o cultivo dos hortículas. Desta forma, pretendia-se que os alunos compreendessem a importância das hortas biológicas para a sua saúde e economia familiar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/pief.amareleja