saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta apenas existe em fase de projeto, já está aprovada pela Câmara Municipal ( temos mantido contacto com a Dra Vanessa Gingeira da Casa do Ambiente) . Íamos entrar na fase de preparação do terreno e sua delimitação com gradeamento.
2. Área aproximada da horta (m²):
Área total 287,81 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Projeto
3.3. N.º de alunos envolvidos:
120
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Inicialmente de uma forma indireta apoiando apenas os seus educandos, fornecendo materiais e sementes que acharem adequadas para posteriormente serem plantadas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alunos sensibilizados para a importância de uma alimentação saudável com base numa agricultura biológica sustentável e amiga do planeta;
Ao plantar árvores e árvores de fruto, perceber a importância das plantas para manter o equilíbrio do planeta e assim preservar ecossistemas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta será supervisionada sempre pelos professores responsáveis, que semanalmente definirão tarefas, a médio e longo prazo ( dependendo das condições climatéricas e dos tipos de cultura). Os alunos com a colaboração dos professores cumprirão essas tarefas com base num horário predefinido e na disciplina de projeto, para as turmas que planificaram o seu projeto de acordo com este tema ( tudo isto será registado no passaporte do aluno no âmbito da cidadania)
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo, será: Numa fase inicial, lavrado e fresado com a ajuda de um trator ( este processo foi já solicitado à Dra Vanessa Gingeira, da Casa do Ambiente do Montijo. Como estamos a referir-nos a um solo pobre mas com bastante vegetação, a mesma entrará em decomposição após o solo ser fresado e será numa fase inicial a matéria orgânica de enriquecimento.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Como a área da horta ainda é significativa, será reservado um espaço para produzir matéria orgânica para enriquecer o solo de uma forma gradual, nesse espaço serão construídos 2 decompositores naturais ou seja: espaços mais fundos no solo onde vai ser depositada matéria orgânica recolhida na própria escola através de recipientes próprios ( restos de peças de frutas que os alunos trazem diariamente para realizar os lanches da manha e da tarde; restos de vegetais que sobrem do refeitório e outros restos de plantas que se irão obter das manutenções dos jardins da escola). Haverá sempre o cuidado para que quando se depositarem estes restos nos locais designados, para o efeito, os mesmos fiquem protegidos e salvaguardados de pequenos roedores que possam vir a procura-los como forma de alimentação.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas virão a ser definidas à posterior, mas serão essencialmente ervas aromáticas, árvores de fruto e vegetais da época.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Numa fase inicial, não é feita a recolha da água da chuva, posteriormente, pensar-se-á numa forma de o fazer e armazenar.
Por isso, de início será utilizada água canalizada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças, será sempre monitorizada e controlada de uma forma frequente e as mesmas serão resolvidas de uma forma natural e biológica sem danos para a natureza. Um dos professores em causa, Tem como base na sua formação inicial conhecimentos para o fazer, para além disso, também possui formação em aplicação de produtos fitofarmacêuticos e estes últimos, podem ser produzidos de uma forma natural. Sem qualquer tipo de químicos, podem produzir-se herbicidas, fungicidas e outros
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A feira na escola e as aulas na horta são duas atividades que se pretendem realizar.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: