As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica de Estômbar, Lagoa (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 1 m2 - horta vertical

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Projeto e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Partilha de podas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos com a criação da horta aprendem a importância dos alimentos, assim o processo de plantação, rega e tratamento de uma horta.
Valorizam a natureza e desenvolvem o gosto pela alimentação saudável e equilibrada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi iniciada com a colaboração das 5 turmas da escola. As 5 professoras orientam e supervisionam o trabalho.
A manutenção da horta é feita com sistema rotativo de equipas/grupos de alunos das turmas: regam, verificam e retiram ervas daninhas e animais indesejados para que a horta se desenvolva.

7. Como é feita a preparação do solo?

Através da orientação das 5 professoras, a manutenção da horta é feita com sistema rotativo de equipas/grupos de alunos das turmas: regam, verificam e retiram ervas daninhas e animais indesejados para que a horta se desenvolva. A fertilização é com estrume fornecido por pais com cavalos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, espinafres e vários tipos de couve.
Posteriormente foram plantadas ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um balde no exterior para recolha da água que posteriormente é utilizada para a rega.
A rega é complementada com água da torneira quando não existe água recolhida (no algarve chove pouco)
No 3ºperíodo com o encerramento da escola, a horta não pode ser regada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da orientação das 5 professoras, a manutenção da horta é feita com sistema rotativo de equipas/grupos de alunos das turmas: regam e verificam a presença de pragas 2 vezes por semana para que a horta se desenvolva.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula no exterior junto à horta para analisar e falar sobre o ambiente e características das plantas.
Partilha de conhecimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Devido às circunstâncias atuais do país (covid19) e com as escolas fechadas, a partir de 23 de março, a horta deixou de ser regada e secou.

15.1. Link para a página da horta: