As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB Orjariça - FAROL (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

46

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanalmente, com a sua manutenção em forma de oficina de trabalho.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos dedicam 1h semanal à manutenção da horta. Plantam, cuidam, regam e colhem os legumes. Consomem nas refeições diárias e vendem à comunidade para angariarem fundos para a compra de novas sementes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A crianças participam, semanalmente, de forma rotativa e livre.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o apoio de encarregados de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os desperdícios da horta, folhas secas das árvores do recreio e cascas de frutas consumidas pelos alunos nas suas refeições. O recipiente foi fornecido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves coração e lombarda, coentros, rabanetes.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando não chove, os alunos regam a horta através de uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com os produtos da horta, os alunos participaram na feira rural de Torres Vedras, por 2 vezes (onde produtores locais podem vender os seus produtos).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecionaram vários acompanhamentos para as suas refeições, várias vezes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Têm o apoio e partipação dos pais na escola para ajuda na manutenção da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: