As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta é renovada anualmente. Com a Eco-Escolas é a 1.ª vez.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 10 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina de Projeto, EMRC e Unidade de Multideficiência.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns alunos do 8.º ano estavam de tal forma motivados a participar na horta e a contribuir para a sua melhoria que pediam frequentemente para ir para lá trabalhar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os trabalhos na horta estavam no início. Havia limpeza de ervas daninha para realizar, plantação de algumas culturas e rega da horta. As tarefas eram realizadas consoante a necessidade, não havendo uma distribuição de tarefas regular, uma vez que se estava ainda numa fase inicial.

7. Como é feita a preparação do solo?

Apenas limpeza das ervas daninha.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas retirados da horta e alguns restos alimentares.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Inicialmente foram plantadas alfaces, couves e algumas espécies de flores e estava-se a preparar o terreno para acolher novas culturas que estavam ainda a ser selecionadas por alunos e professores envolvidos. A 16 de março de 2020, os trabalhos e atividades foram interrompidas. Apenas na semana de 11 a 15 de maio voltou a ocorrer alguma manutenção da horta realizada pelos professores dinamizadores. Contudo, a mesma não foi suficiente para reavivar a horta de forma adequada. Espera-se que no próximo ano o projeto possa ser devidamente realizado e concluido.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água das chuvas é acumulada em dois reservatórios, dos quais com um regador e um balde era retirada a água para rega da horta

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A 16 de março, devido à COVID 19, os trabalhos na horta foram interrompidos. As atividades que estavam planeadas como a criação de um espantalho e de uma cerca serão realizadas no próximo ano letivo, bem como serão retomados os trabalhos.
Nas semana de 11 a 15 e 25 a 30 de maio voltou a ocorrer alguma manutenção da horta realizada pelos professores dinamizadores. Contudo, a mesma não foi suficiente para reavivar a horta de forma adequada, daí o estado das últimas fotos.
Espera-se que no próximo ano o projeto possa ser devidamente realizado e concluído.

15.1. Link para a página da horta: