As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Esta interação conferiu uma maior responsabilidade aos alunos do 9º ano, pois tinham a missão de dar o exemplo e de transmitir valores relacionados com a sensibilidade ambiental, respeito pela natureza e pela gestão dos recursos naturais.
No geral, os alunos adoraram participar nas necessidades e cuidados da horta ficando sensibilizados para os benefícios de uma agricultura biológica.
O contacto direto com a terra a que muitos alunos estão privados, permitiu-lhes um conjunto de aprendizagens que vão desde a preparação da terra, plantação e semeio, passando pelo cuidar das culturas, colher os legumes ou frutos, até chegar à degustação dos alimentos. Todas estas fases são enriquecedoras do conhecimento e sabedoria para colocar em prática de futuro.
Tornou-se um local de aprendizagem para as ciências naturais e um local apreciado por todos os que o visitavam.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Outras turmas entusiasmaram-se com o trabalho que estava a ser desenvolvido na horta, nomeadamente o 5º M, que colaborou na rega e na recolha de ervas daninhas prejudiciais ao desenvolvimento das culturas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois do terreno estar limpo, os alunos do 9ºano e do pré-escolar lavravam-no com enxadas. Como os enxadas ainda são muito pesadas para os meninos do pré-escolar e para alguns alunos do 9º ano, o funcionário da escola, o Sr. Figueiredo, ajudou neste processo de preparação do solo.
Em termos de fertilização misturou-se folhas velhas trituradas no terreno para o enriquecer com matéria orgânica.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Contudo, outros alunos também participaram, como foi o caso do 5º M.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
No "Viveiro de Plantas", os alunos aprenderam a reproduzir as plantas úteis, por semente e por estaca, técnicas apreendidas para contribuir para a preservação da flora local e para o povoamento dos novos espaços verdes.
No " Trilho Botânico", houve a identificação de espécies botânicas locais e exploração das suas potencialidades ecológicas e económicas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Na atividade “Horta”, os alunos aprenderam como se faz vermicompostagem e a importância de não utilizarmos um composto químico na fertilização dos solos.
Para controlarem os “ataques” dos caracóis e lesmas podem usar cascas de ovos ou cinzas. Ainda houve a oportunidade de cada aprender a cultivar uma couve.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: