As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB Assequins (Águeda)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é feita com estrume de animais (colaboração da comunidade educativa) aquando das sementeiras ou plantações.
Ao longo do ano, vai sendo realizada a limpeza e manutenção da horta, dependendo da época do ano e das necessidades.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ficaram por colocar na horta as plântulas resultantes da germinação em sala de aula (cenouras, milho, agrião e alface).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Foram organizados grupos, alguns alunos trouxeram materiais que reutilizaram e com os quais fizeram os seus trabalhos na escola, outros espantalhos foram concretizados com o envolvimento dos encarregados de educação, em casa. Cada grupo teve que fazer o cartão de identidade do seu boneco, fazendo referência aos materiais utilizados.
Foi uma atividade divulgada para o exterior, através da plataforma do Agrupamento e do Facebook do Agrupamento.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: