As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB Assequins (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

42

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressões e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo sementes e plantas (quando das sementeiras); fornecimento de estrume; recolha de folhas velhas ou outros para alimentação de animais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Como os alunos trazem sementes ou plantas e levam os produtos, nomeadamente, para consumo próprio ou alimentação dos animais, sentem-se mais motivados e responsáveis pela manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um grupo de alunos que está mais afeto à manutenção da horta, alunos esses que se voluntariaram e que se organizam entre eles, trabalhando em articulação mais direta com a assistente operacional.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada no início do ano letivo, com a colaboração de todos os alunos, da assistente operacional e das professoras, tirando as plantas velhas e as ervas e limpando com a enxada o terreno.
A fertilização é feita com estrume de animais (colaboração da comunidade educativa) aquando das sementeiras ou plantações.
Ao longo do ano, vai sendo realizada a limpeza e manutenção da horta, dependendo da época do ano e das necessidades.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couve alta, couve baixa, cebolas, alhos.
Ficaram por colocar na horta as plântulas resultantes da germinação em sala de aula (cenouras, milho, agrião e alface).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

São os alunos que regam, com regador ou mangueira, quando necessário, sob orientação da assistente operacional.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Concurso de Espantalhos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta – Todos os alunos, professores e assistente operacional estão envolvidos, desde a limpeza no início do ano letivo (1 aula), à plantação em outubro (1 aula) e sementeira efetuada em fevereiro (1 aula), com sementes trazidas pelos alunos e/ou outros elementos da comunidade, como foi o caso, por exemplo, das couves, fornecidas por um avô e das sementes de fava.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso de espantalhos – Esta atividade apenas se realizou uma vez, no presente ano letivo. Apesar de ter sido uma atividade realizada pelos alunos do terceiro e do quarto ano, foram os alunos do primeiro e do segundo que elegeram o espantalho vencedor, pelo que, todos os alunos estiveram envolvidos.
Foram organizados grupos, alguns alunos trouxeram materiais que reutilizaram e com os quais fizeram os seus trabalhos na escola, outros espantalhos foram concretizados com o envolvimento dos encarregados de educação, em casa. Cada grupo teve que fazer o cartão de identidade do seu boneco, fazendo referência aos materiais utilizados.
Foi uma atividade divulgada para o exterior, através da plataforma do Agrupamento e do Facebook do Agrupamento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Para além de ser um espaço de aprendizagem e de partilha, a horta é um pouco um cartão de visita que a comunidade educativa gosta de ir apreciar.

15.1. Link para a página da horta: