saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta foi criada este ano letivo 2019/2020
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Português, Ciências da Natureza, Estudo do Meio e Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
280
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Conforme a disponibilidade, alguns Encarregados de Educação semanalmente, avós com maior frequência e outros pontualmente. Todos demonstraram sempre grande motivação por esta atividade.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta teve um forte impacto, pois motivou toda a comunidade escolar na execução das tarefas. Os alunos tiveram oportunidade de vivenciar a germinação e crescimento de várias plantar e produtos horticulas, de que apenas conheciam o resultado final.
Exemplos: aulas no espaço da horta.
Revitalização de um espaço abandonado criando um pólo de interesse para todos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O trabalho foi distribuído em grupos e conforme a disponibilidade de horários e motivação dos alunos, cada grupo assegurava as tarefas planificadas quinzenalmente em reunião de Brigadas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi limpo, para a criação da horta. Nesta atividade contamos com a presença de vários Encarregados de Educação, avós, alunos, funcionários e professores. A fertilização fez-se com produtos resultantes da compostagem.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi criado um recipiente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, depois havia um grupo dos resíduos, denominado (Brigada dos resíduos) que duas vezes por semana ia à cantina recolher restos de frutas e legumes. Eram também aproveitadas as folhas das árvores da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cultura de legumes e frutos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os funcionários em conjunto com uma brigada de alunos, criada para o efeito, asseguravam a rega da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Apenas fazíamos a monda manual.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Doação de produtos a uma Associação de solidariedade social" Dar as mãos"
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aula de Estudo do Meio sobre os seres vivos: As plantas. Germinação de plantas,conhecer as partes da planta e suas funções. As plantas comestíveis.
Atividade 2:
Descrição:
Aula de Estudo do Meio: Berçário de espécies autóctones. Os alunos semearam com muito entusiasmo várias espécies autóctones(carvalho, castanheiro,nogueira,sobreiro...) e foram acompanhando o seu crescimento.
Atividade 3:
Descrição:
Doação de produtos produzidos na horta para uma Associação de solidariedade Social " Dar as Mãos".
15. Outros aspetos de realce da horta:
Neste espaço abandonado reabilitamos uma estufa . Página do facebook da Associação de pais da Escola Dr. Nuno Simões.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/APEEEB12DrNunoSimoes