As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande) (Ribeira Grande)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Parcerias com instituições de solidariedade que têm também o objetivo de valorização dos produtos biológicos bem como partilha de conhecimentos e espaços de trabalho com culturas diferentes;
Aquisição de produtos biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O espaço das frutícolas
A espiraflor
O espaço da cultura exterior
Jardim das endémicas
Cantinho das Aromáticas
Vedações Verdes
Compostor
Estufa.
As tarefas são atribuídas aos grupos de trabalhos, realizados no inicio do ano, que rodam mensalmente pelos espaços existentes. Os grupos têm definido o seu nome e logótipo com o seu mapa de tarefas e o que devem de fazer antes de ir para o campo.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cebolinho com alface
Cenoura com alho
couves com alho francês
Ainda a ladear a quinta temos a quinta de aromáticas bem como alfazema e alecrim como inseticida natural e morcegário.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Também se procede a rotatividade de culturas para evitar as pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Futuramente, iremos apostar num espaço de lazer para que a comunidade possa confraternizar, convidar os seus familiares para passar um bom bocado no meio de toda a laboração realizada pelos seus educandos.
15.1. Link para a página da horta: