As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande) (Ribeira Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

55 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficinas de Agricultura biológica e jardinagem e Carpintaria

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas na cedência de sementes, partilha de conhecimentos e aquisição dos produtos colhidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os exemplos mais importantes são:
Parcerias com instituições de solidariedade que têm também o objetivo de valorização dos produtos biológicos bem como partilha de conhecimentos e espaços de trabalho com culturas diferentes;
Aquisição de produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada em seções nomeadamente:
O espaço das frutícolas
A espiraflor
O espaço da cultura exterior
Jardim das endémicas
Cantinho das Aromáticas
Vedações Verdes
Compostor
Estufa.
As tarefas são atribuídas aos grupos de trabalhos, realizados no inicio do ano, que rodam mensalmente pelos espaços existentes. Os grupos têm definido o seu nome e logótipo com o seu mapa de tarefas e o que devem de fazer antes de ir para o campo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Aquando as equipas de trabalho vão para o campo fazem a monda, transplante de hortícolas da estufa para o exterior, manutenção do compostor e monitorização do plantio. A fertilização é feita com o produto extraído do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais resultantes da monda, ramos das vedações e respetivas folhas bem como excedentes dos produtos com menos valor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas associadas:
Cebolinho com alface
Cenoura com alho
couves com alho francês
Ainda a ladear a quinta temos a quinta de aromáticas bem como alfazema e alecrim como inseticida natural e morcegário.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Dois tanques de 50 litros, com captação de aguas pluviais canalizadas por tubagem para as diversas áreas existentes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente é feita a monitorização das pragas com diversas armadilhas, como tábuas de madeira, cinza, serradura, cascas de ovo e as já referidas plantas aromáticas.
Também se procede a rotatividade de culturas para evitar as pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, lesmas borboletas e mosca. Foram combatidas com as armadilhas anteriormente mencionadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na escola. Foram feitas 2 este ano no âmbito da compostagem. Número de pessoas 22 contando com comunidade educativa , docente e discentes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta, neste preciso momento, em termos de espaço, está totalmente apetrechada, com a respetiva agua e espaços verdes em abundância bem como pomar, endémicas, aromáticas e hortícolas. é um espaço agradável de estar.
Futuramente, iremos apostar num espaço de lazer para que a comunidade possa confraternizar, convidar os seus familiares para passar um bom bocado no meio de toda a laboração realizada pelos seus educandos.

15.1. Link para a página da horta: