saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Dois anos
2. Área aproximada da horta (m²):
46 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Projeto DASS | Biologia/Geologia | Geografia
3.3. N.º de alunos envolvidos:
18
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias cedem sementes e confeccionam em conjunto com os seus educandos alguns produtos hortícolas produzidos. Nas deslocações à Escola alguns Encarregados de educação vistam a horta e acompanham as atividades desenvolvidas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alguns produtos cultivados são confeccionados na cantina da escola. Nas feiras na comunidade educativa são vendidos produtos da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é realizada através das brigadas de trabalho hortícola 2 a 3 vezes por semana, em que é delineado um plano de trabalho rotativo das atividades (desde a preparação do solo, plantação, manutenção das culturas, colheita dos produtos, identificação das plantas e sementes, recolha dos resíduos orgânicos,…)
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente um tractor lavrou a terra, actualmente a horta é cavada manualmente. O solo é fertilizado com recurso ao composto orgânico produzido em compostores naturais.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na produção de composto orgânico utilizam-se resíduos da cantina da escola e restos orgânicos da própria horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Diferentes tipos de couve conforme a época de produção, tomate, cebolo, pimento, feijão verde, nabiça, ervilha, favas, alho-francês, abóboras, batatas, alho, etc.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada através do aproveitamento da água de uma mina existente no pomar junto à horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, com recurso a anti-pragas caseiros sempre que as plantas necessitam.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Nas favas apareceram "piolhos", tendo sido combatidos com recurso a anti-pragas composto por vinagre, sumo de limão, gostas de lixívia e água, sendo posteriormente borrifadas as plantas afetadas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Acompanhamento e sensibilização à comunidade educativa por Eng.º agrónomo de uma associação local de apoio aos agricultores.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Na Feira na Escola realizada duas vezes por ano com o envolvimento dos alunos do projeto e da turma do curso profissional de técnico auxiliar de saúde.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção na cozinha da escola de produtos hortícolas e outros pratos com a participação dos alunos.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: