As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há pelo menos 2 anos com registo fotográfico, mas já antes havia uma pequena horta usada esporadicamente.

2. Área aproximada da horta (m²):

6

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1 a 2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

O J.I. é quem dinamiza a horta de momento mas o 1o ciclo iniciou este ano um novo local/canteiro na escola

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18 (JI) + 24 (1o ciclo)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam pontualmente e de acordo com as necessidades, geralmente uma vez por trimestre. Os trabalhos em que mais ajudam são na preparação do terreno, na doação de plantas e sementes e na prova dos produtos colhidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Verifica-se que a horta tem um impacto muito positivo na aquisição de competências sociais, tais como saber cuidar, responsabilizar-se por, cooperar. Além de ter contribuído para desenvolver a curiosidade por provar novos alimentos (os nossos chás, a beterraba, o alho francês). E ainda pode observar-se a aquisição de competências da literacia científica e o respeito pela Natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente por pequenos grupos de crianças, distribuídas em tarefas consoante a rotina da sala.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno foi feita em colaboração com os pais. Feitas as sementeiras, a manutenção é feita pelas crianças, que aprendem a identificar as ervas daninhas e a as arrancar. A fertilização é feita com recurso ao composto elaborado pelas nossas minhocas compostoras (temos um vermicompostor com minhocas vermelhas, próprias para o composto).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita de duas formas. A escola possui uma caixa com minhocas compostoras (o vermicompostor) alimentadas pelas crianças que trazem de suas casas cascas de frutas e de vegetais e pelas folhas velhas apanhadas na horta. O outro composto é feito na própria horta, numa pilha a um canto da mesma onde são depositadas ervas e restos da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos favas, couves, beterraba, aipo, alho francês, acelgas, morangos, framboeseiras, batatas e salva mexicana, além de hortelã que cresce de forma espontânea.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso à água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos de momento nenhuma rotina estabelecida para monitorização de pragas e doenças. As mesmas vão sendo detetadas no decorrer dos trabalhos semanais na horta pelos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Já tivemos lagarta da couve, caracóis e lesmas em abundância. As lagartas foram retiradas manualmente. Para ajudar a combater os caracóis e as lesmas espalharam-se borras de café ao redor dos canteiros. Estamos a instalar hotéis de insetos e a cultivar jardins para polinizadores e outros insetos auxiliares.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Lanche saudável: chá de hortelã e cenouras cruas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Entrada para o almoço: alho francês (da horta) à Brás.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confecção de sabonetes com alfazema

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Uma vez que esta horta é bastante pequena e tem sido dinamizada pelo JI, este ano o 1o ciclo irá expandir para outros canteiros disponíveis na escola em conjunto com a responsável pelo CAF.

15.1. Link para a página da horta: