saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há pelo menos 2 anos com registo fotográfico, mas já antes havia uma pequena horta usada esporadicamente.
2. Área aproximada da horta (m²):
6
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1 a 2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
O J.I. é quem dinamiza a horta de momento mas o 1o ciclo iniciou este ano um novo local/canteiro na escola
3.3. N.º de alunos envolvidos:
18 (JI) + 24 (1o ciclo)
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Participam pontualmente e de acordo com as necessidades, geralmente uma vez por trimestre. Os trabalhos em que mais ajudam são na preparação do terreno, na doação de plantas e sementes e na prova dos produtos colhidos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Verifica-se que a horta tem um impacto muito positivo na aquisição de competências sociais, tais como saber cuidar, responsabilizar-se por, cooperar. Além de ter contribuído para desenvolver a curiosidade por provar novos alimentos (os nossos chás, a beterraba, o alho francês). E ainda pode observar-se a aquisição de competências da literacia científica e o respeito pela Natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita semanalmente por pequenos grupos de crianças, distribuídas em tarefas consoante a rotina da sala.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do terreno foi feita em colaboração com os pais. Feitas as sementeiras, a manutenção é feita pelas crianças, que aprendem a identificar as ervas daninhas e a as arrancar. A fertilização é feita com recurso ao composto elaborado pelas nossas minhocas compostoras (temos um vermicompostor com minhocas vermelhas, próprias para o composto).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita de duas formas. A escola possui uma caixa com minhocas compostoras (o vermicompostor) alimentadas pelas crianças que trazem de suas casas cascas de frutas e de vegetais e pelas folhas velhas apanhadas na horta. O outro composto é feito na própria horta, numa pilha a um canto da mesma onde são depositadas ervas e restos da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Neste momento temos favas, couves, beterraba, aipo, alho francês, acelgas, morangos, framboeseiras, batatas e salva mexicana, além de hortelã que cresce de forma espontânea.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com recurso à água canalizada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não temos de momento nenhuma rotina estabelecida para monitorização de pragas e doenças. As mesmas vão sendo detetadas no decorrer dos trabalhos semanais na horta pelos alunos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Já tivemos lagarta da couve, caracóis e lesmas em abundância. As lagartas foram retiradas manualmente. Para ajudar a combater os caracóis e as lesmas espalharam-se borras de café ao redor dos canteiros. Estamos a instalar hotéis de insetos e a cultivar jardins para polinizadores e outros insetos auxiliares.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Lanche saudável: chá de hortelã e cenouras cruas.
Atividade 2:
Descrição:
Entrada para o almoço: alho francês (da horta) à Brás.
Atividade 3:
Descrição:
Confecção de sabonetes com alfazema
15. Outros aspetos de realce da horta:
Uma vez que esta horta é bastante pequena e tem sido dinamizada pelo JI, este ano o 1o ciclo irá expandir para outros canteiros disponíveis na escola em conjunto com a responsável pelo CAF.
15.1. Link para a página da horta: