As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Projeto Novas Rotas (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

7m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

4

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Montagem inicial e quinzenalmente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Chá da espiral aromática.
Verduras para saladas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através do Grupo de Responsabilidade do Espaço exteriores, nos intervalos e após as 15:30.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cavar, mondar e chorume do minhocário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Vermicompustagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, alecrim, tomilho, alfazema, coentros, hortelã

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não há necessidade de rega uma vez que na ilha de S. Miguel a chuva é regular, não havendo períodos de seca.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, quinzenalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Chá – diariamente – 3 pessoas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Enfeitar o refeitório – semanal – 2 pessoas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula na horta – quinzenalmente – 5 pessoas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: