As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Jardim de Infância de Monte Branco (Vendas Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há alguns anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Pré - Escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanalmente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Evolução na construção e afirmação da identidade e aumento da autoestima;
Revelam mais confiança em experimentar atividades novas, propor ideias e falar em grupo;
É visível um aumento da autonomia;
A interajuda e trabalho cooperativo estão presentes diariamente em todos os momentos das rotinas diárias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta recebe um professor de 15 em 15 dias. A Educadora e a auxiliar de educação fazem a manutenção nos restantes dias, sendo as atividades organizadas aquando dessa visita do professor e são divididas as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

1ª mobilização do solo a cargo de parceria com Câmara Municipal de Vendas Novas;
Preparação de canteiros a cultivar com o apoio do professor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São colocados restos de comida vegetal não cozinhados, folhas secas e, alguma terra não muita, um pouco de água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, Courgettes, Tomateiros, Alfaces, Cebola.

Morango/Ervilha

Repolho Coração/ Couve portuguesa

Courgette/Cebola

Alface Verde/roxa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual e rega com aspersor automático.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os ovos/lagartas foram sendo retirados diariamente pela Educadora, no caso das couves. Os restantes não houve necessidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Dia mundial da Alimentação

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos iam para o exterior da sala e já no canteiro, o professor explicava as tarefas que tinham de fazer, dava informação sobre a planta e como plantar cada planta ou semear cada semente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade sobre o dia mundial da alimentação onde foram abordados diversos assuntos. Importância de comida saudável, das hortas próprias, da produção e consumo sustentável, ect.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi implementado o projeto : agricultura na escola - uma área por explorar na ligação ao currículo da autoria do professor que dinamizou a horta pedagógica.

Segue link onde poderão ver nas páginas 67-72 o projeto que estava a ser implementado.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.gpp.pt/images/GPP/O_que_disponibilizamos/Publicacoes/CULTIVAR_17/68/