As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica de Gâmbia /JI (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O antes, foi limpar preparar o terreno; a seguir foi lançar terra "boa" para depois semear, regar ... as expectativas eram esperançosas de poder ver a horta acontecer... entretanto algo de estranho mudou o rumo das vidas de todos, estavam envolvidos neste e noutros projetos. De um dia para o outro tivemos que ficar em casa... A horta estava lá. Não podia "morrer" precisava de ser regada e cuidada. O que fazer? Uma das assistentes operacionais que residia relativamente perto da escola, ofereceu-se para ir lá dia sim dia não cuidar... depois de um mês e meio de confinamento, outras assistentes passaram também a participar neste processo ... as crianças/alunos não puderam fazê-lo. mas foram acompanhando o crescimento através de fotos que eu como responsável do projeto, fui enviando via pais/ee de forma a ficarem todos ao corrente. As reações têm sido bastante positivas. Em 01 de junho, vamos regressar, alguns, e iremos dar continuidade presencialmente e com proximidade à nossa horta bio!
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De seguida foram organizados grupos para:
espalhar a terra vegetal;
semear;
regar.
Depois desta fase, e durante duas semanas, no mês de março, foram constituídos 2 grupos para participar na rega, sempre acompanhados por uma das 3 assistentes operacionais.
Chegou a covid 19 e tudo mudou.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: