As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB de Landim (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde fevereiro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

clubes e projetos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

71

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O envolvimento das famílias foi feito através do enquadramento no Conselho Eco-Escolas, e através do. São ainda os pais que participam no fornecimento de plantas e sementes bem como em materiais para a compostagem. A continuidade deste projeto tem por base um envolvimento das famílias direta do clube amigos do ambiente na partilha de conhecimentos, no acompanhamento do desenvolvimento da horta e na própria participação direta no cultivo das plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ao longo da implementação da horta verificamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias abordadas nas salas. A horta proporciona diversas possibilidades de exposição destes temas e permite o desenvolvimento de ações pedagógicas em equipa, explorando a multiplicidade e interdisciplinaridade das diferentes formas de aprender e de ensinar. Neste sentido, a horta tem um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza,possibilita intervir na cultura dos alunos e envolver a participação dos professores em novas práticas pedagógicas. Permite ainda, consolidar os conhecimentos e fomentar o gosto e o respeito pela Natureza e pela preservação e engrandecimento do património natural da região.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por uma questão de facilidade de manutenção e organização, a horta está dividida em parcelas, a maior parte do trabalho é executada pelos alunos que integram o Clube Amigos do Ambiente e a distribuição de tarefas é feita mensalmente e rotativamente pela brigada eco escolas. As turmas restantes também tem um papel importante cada uma delas é responsável pelas diversas etapas da sua parcela e por dar a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido. O planeamento do projeto da horta foi planeado de modo a que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo e participem diretamente de cada uma dessas etapas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com recurso a húmus, recolhido na localidade e terra vegetal. Houve depois o cuidado de se fazer uma planificação da horta tendo sido desde logo selecionadas as plantas a cultivar de acordo com a época de cada uma e de forma a não desenvolver pragas, antes sim a controlá-las.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Semanalmente foram recolhidos, na cantina da escola, restos orgânicos dos almoços e guardados num compostor de madeira, adicionava-se folhas das arvores da escola e alguma terra e deixamos repousar. Foram usados também alguns restos alimentares que alunos traziam de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Quanto a hortícolas são cultivadas alfaces, couve lombarda e couve-galega, tomateiros de tomate coração e de tomate redondo, alhos, cebolas e espinafres. Relativamente às plantas aromáticas são cultivadas cidreira, salsa, hortelã, coentros, tomilho, orégãos e alecrim. Toda a orla da horta tem plantas aromáticas para atrair os insetos auxiliares que ajudam a afastar as pragas naturais das culturas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi um ano chuvoso o que permitiu utilizar pequenos depósitos existentes na escola, esta água foi aproveitada para regarmos, também sempre que ouve necessidade foi utilizada a rega é manual com a ajuda de regadores e garrafas e foi efetuada ao fim das aulas, depois das 17:30 com alunos voluntários acompanhados por um dos professores responsáveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente pela brigada eco escolas é feita a ronda pelas plantas e é averiguado se estão a desenvolver alguma praga que necessite de intervenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na feirinha do outono foram vendidos alguns produtos da horta biologica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo?fbid=2438931926347900&set=pcb.2438936313014128