saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde fevereiro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²):
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
clubes e projetos
3.3. N.º de alunos envolvidos:
71
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
O envolvimento das famílias foi feito através do enquadramento no Conselho Eco-Escolas, e através do. São ainda os pais que participam no fornecimento de plantas e sementes bem como em materiais para a compostagem. A continuidade deste projeto tem por base um envolvimento das famílias direta do clube amigos do ambiente na partilha de conhecimentos, no acompanhamento do desenvolvimento da horta e na própria participação direta no cultivo das plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ao longo da implementação da horta verificamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias abordadas nas salas. A horta proporciona diversas possibilidades de exposição destes temas e permite o desenvolvimento de ações pedagógicas em equipa, explorando a multiplicidade e interdisciplinaridade das diferentes formas de aprender e de ensinar. Neste sentido, a horta tem um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza,possibilita intervir na cultura dos alunos e envolver a participação dos professores em novas práticas pedagógicas. Permite ainda, consolidar os conhecimentos e fomentar o gosto e o respeito pela Natureza e pela preservação e engrandecimento do património natural da região.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Por uma questão de facilidade de manutenção e organização, a horta está dividida em parcelas, a maior parte do trabalho é executada pelos alunos que integram o Clube Amigos do Ambiente e a distribuição de tarefas é feita mensalmente e rotativamente pela brigada eco escolas. As turmas restantes também tem um papel importante cada uma delas é responsável pelas diversas etapas da sua parcela e por dar a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido. O planeamento do projeto da horta foi planeado de modo a que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo e participem diretamente de cada uma dessas etapas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita com recurso a húmus, recolhido na localidade e terra vegetal. Houve depois o cuidado de se fazer uma planificação da horta tendo sido desde logo selecionadas as plantas a cultivar de acordo com a época de cada uma e de forma a não desenvolver pragas, antes sim a controlá-las.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Semanalmente foram recolhidos, na cantina da escola, restos orgânicos dos almoços e guardados num compostor de madeira, adicionava-se folhas das arvores da escola e alguma terra e deixamos repousar. Foram usados também alguns restos alimentares que alunos traziam de casa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Quanto a hortícolas são cultivadas alfaces, couve lombarda e couve-galega, tomateiros de tomate coração e de tomate redondo, alhos, cebolas e espinafres. Relativamente às plantas aromáticas são cultivadas cidreira, salsa, hortelã, coentros, tomilho, orégãos e alecrim. Toda a orla da horta tem plantas aromáticas para atrair os insetos auxiliares que ajudam a afastar as pragas naturais das culturas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi um ano chuvoso o que permitiu utilizar pequenos depósitos existentes na escola, esta água foi aproveitada para regarmos, também sempre que ouve necessidade foi utilizada a rega é manual com a ajuda de regadores e garrafas e foi efetuada ao fim das aulas, depois das 17:30 com alunos voluntários acompanhados por um dos professores responsáveis.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Semanalmente pela brigada eco escolas é feita a ronda pelas plantas e é averiguado se estão a desenvolver alguma praga que necessite de intervenção.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Na feirinha do outono foram vendidos alguns produtos da horta biologica.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/photo?fbid=2438931926347900&set=pcb.2438936313014128