As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Conde de Oeiras (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2

2. Área aproximada da horta (m²):

60

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Atividades de Vida Diária (alunos ao abrigo do D.L. 3/18

3.3. N.º de alunos envolvidos:

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os produtos são, muitas vezes, levados pelos pais dos meninos da Educação Especial para serem
confecionados, com os alunos, em casa.
Sempre que possível, é anunciada a venda de produtos e a comunidade vem à escola adquiri-los.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta bio tem tido uma influência muito positiva, principalmente nos alunos com necessidades educativas especiais, cujas competências para as atividades do dia a dia são muito limitadas. Os alunos plantam, semeiam, colhem... e não há preço para ver a sua expressão surpreendida e feliz só de perceberem que as batatas estão debaixo da terra e são, depois, por eles comidas! Este é, de facto, um ganho para uma escola que se quer inclusiva mas principalmente para estes meninos e meninas para quem o mundo é visto de forma... diferente.
Aproveitam-se os produtos para os alunos da Educação Especial desenvolverem/adquirirem capacidades relacionadas com a confeção de alimentos, contribuindo para a sua autonomia na vida diária.
A colheita é feita, ainda, em pequena quantidade pelo que os produtos são vendidos aos professores e funcionários da escola. E desaparecem rapidamente!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está a cargo das professoras de educação especial.
Às sextas feiras, as turmas disponíveis participam na manutenção da horta sob a supervisão das professoras de educação especial. São selecionados pequenos grupos de alunos rotativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

No presente ano letivo, foi solicitada a intervenção de uma empresa especializada para preparar o terreno. Ao longo do ano letivo, a sua limpeza foi feita por grupos de alunos, rotativamente, às 6ªs feiras e já se utilizou o produto da compostagem para fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São utilizadas folhas das árvores, restos dos produtos retirados da horta e restos das refeições dos alunos da educação especial devidamente triados.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves, salsa, coentros, rabanetes, alfaces, outras ervas aromáticas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos da educação especial e pelos funcionários.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita semanalmente pelas professoras de educação especial.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitam-se os produtos para os alunos da Educação Especial desenvolverem/adquirirem capacidades relacionadas com a confeção de alimentos, contribuindo para a sua autonomia na vida diária.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas de Ciências Naturais, visita-se a horta durante o estudo do tema PLANTAS e para sensibilização do consumo de produtos biológicos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A venda dos produtos é feita essencialmente no recinto escolar e para refeições dos alunos ao abrigo do D.L. 3/2008.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eco.conde.1