As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB1/JI Vila Verde (Gondomar)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os nossos alunos, fazem a colheita dos diversos produtos, sempre que estes estão prontos a serem colhidos e se a quantidade for suficiente, são realizadas sopas e/ou saladas com os mesmos. Se a quantidade colhida não for suficiente fazem pequenos lanches nas turmas (como por exemplo a confeção de quiches e bolos).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em cada turma, são distribuídas tarefas, pelos alunos, (rega, limpeza...) rotativamente.
7. Como é feita a preparação do solo?
- apanhar as folhas secas;
- arrancar/retirar ervas daninhas.
Fertilização:
- utilizamos composto orgânico fornecido pela LIPOR.
Mobilização:
- cavar/preparar a terra;
- envolver o composto com o solo;
- sementeira;
- rega;
- manutenção.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas que frequentemente fazemos são: alface, alho francês, couve, ervilha, tomate.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que necessário regamos ao fim do dia (de acordo com as tarefas distribuídas por turma).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nesta atividade, quando realizada na hora do almoço, participaram na degustação todos os alunos da escola, bem como as cozinheiras (na sua confeção), as auxilares, professoras e alguns alunos na apanha e preparação dos legumes.
Quando esta atividade se realiza por turma, participam os alunos da mesma e a professora.
Este tipo de atividades tem bastante impacto na escola e na comunidade, uma vez que os alunos ficam mais receptivos a experimentar os alimentos que eles próprios cultivaram e cuidaram.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Na horta são trabalhadas aulas de Estudo do Meio (identificação das partes constituintes da planta, do tipo de plantas, plantas de cada estação; constituição do solo, elementos necessários para o crescimento da planta - água, sol, solo,....), bem como aulas de Matemática realização de medições, cálculo de perímetros e áreas e proporções) e aulas de Educação para a Cidadania (cuidados a ter com a natureza, a importância da horta para uma vida saudável, o respeito pelos espaços verdes, ...).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: