As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Algumas mães confecionam compotas/bolos e águas aromatizadas utilizando produtos da horta, como as ervas aromáticas e os ovos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Plantamos aromáticas e chás que são consumidas na nossa cozinha pedagógica e bar. Também plantamos algumas plantas que os pais nos enviavam. O pomar ainda é jovem, pelo que ainda não está a produzir.
A comunidade colabora na aquisição dos produtos cultivados, designadamente as alfaces, sendo a procura superior à oferta, tal é a sua qualidade.
Esperamos que a segunda estufa, contruía este ano, e que já se encontra parcialmente a produzir, venha aumentar a nossa capacidade de oferta de produtos.
Há imensos alunos que passam os seus intervalos a observar as galinhas e os patos, animais com os quais não conseguem contactar noutros lugares, por viverem na cidade.
A horta contribui para a sustentabilidade da nossa comunidade, na medida em que aproveita a água da chuva para a rega.
O projeto tem tido um forte impacto na comunidade. Sobretudo, acreditam nas capacidades dos nossos jovens com capacidades especiais. Estes sentem-se integrados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Por exemplo, todos vão, à vez, à cantina buscar as sobras para alimentar as galinhas.
A grande tarefa deste ano foi a construção da estufa, na qual todos participaram.
7. Como é feita a preparação do solo?
Fazemos a compostagem dos restos vegetais da cozinha e com ervas secas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na água (cultivo hidropónico) - Alfaces
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
No mês de agosto são os funcionários quem rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Foram arrancadas diversas plantas aromáticas, pela Direção Regional de Agricultura, devido à xylella fastidiosa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os ovos das galinhas são usados para fazer bolos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: