As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

22m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, DAC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Frequência com os alunos. Todas as 4ªfeiras e 5ªfeiras no período da manhã, consoante a temática a desenvolver nos conteúdos curriculares a leccionar na sala de aula.

Sempre que os conteúdos a leccionar na sala de aula aborde um tema relacionado com horta biológica. Exemplos: nomes de legumes, termos relacionados com a terra, a horta, ... os alunos irão se deslocar à horta biológica a fim de ver a evolução das sementeiras, das plantações, das regas, do crescimento da própria horta.

Participação nas sementeiras, nas plantações, nas regas e nos trabalhos leves do cultivo da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Incentivar o consumo de alimentos/produtos saudáveis;
- Promover o trabalho colaborativo;
- Elaborar cartazes, painéis e panfletos;
- Exposição de produtos;
- Feira com os produtos colhidos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade das Professoras responsáveis pela horta.
Foi elaborado no inicio do ano letivo; atividades referentes a preparação da terra: cavar, arrancar ervas, trabalhar a terra consoante os conteudos abordados na sala de aula.
O trabalho na horta foi sempre efetuado em parceria com os conteúdos curriculares.

As tarefas foram distribuídas por grupos de alunos de forma rotativa a fim de contemplar todos os alunos. Esta situação prende-se ao facto da horta não ser grande e não permitir ter todos os alunos ao mesmo tempo a tratarem da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado com materiais básicos: sachos, adubos bio

Foi efetuado uma limpeza da terra: retirar ervas daninhas, pedrinhas.

Redistribuição das diferentes áreas da horta biológica

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações instaladas na nossa horta são as seguintes:
1: Alhos-----Beterraba e Couve
2: Ervilha-----Rabanete

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta: foi feito varias abordagens e deslocações a horta para introduzir temas de estudo do meio e DAC.

Sempre que os conteúdos curriculares permitissem os alunos virem à horta, era introduzido ou finalizado os conteúdos disciplinares com os alunos da turma toda por grupos de 5 alunos porque a horta era pequena para colocarem neste espaço todos os alunos todos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: