As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que os conteúdos a leccionar na sala de aula aborde um tema relacionado com horta biológica. Exemplos: nomes de legumes, termos relacionados com a terra, a horta, ... os alunos irão se deslocar à horta biológica a fim de ver a evolução das sementeiras, das plantações, das regas, do crescimento da própria horta.
Participação nas sementeiras, nas plantações, nas regas e nos trabalhos leves do cultivo da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Promover o trabalho colaborativo;
- Elaborar cartazes, painéis e panfletos;
- Exposição de produtos;
- Feira com os produtos colhidos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi elaborado no inicio do ano letivo; atividades referentes a preparação da terra: cavar, arrancar ervas, trabalhar a terra consoante os conteudos abordados na sala de aula.
O trabalho na horta foi sempre efetuado em parceria com os conteúdos curriculares.
As tarefas foram distribuídas por grupos de alunos de forma rotativa a fim de contemplar todos os alunos. Esta situação prende-se ao facto da horta não ser grande e não permitir ter todos os alunos ao mesmo tempo a tratarem da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi efetuado uma limpeza da terra: retirar ervas daninhas, pedrinhas.
Redistribuição das diferentes áreas da horta biológica
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
1: Alhos-----Beterraba e Couve
2: Ervilha-----Rabanete
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que os conteúdos curriculares permitissem os alunos virem à horta, era introduzido ou finalizado os conteúdos disciplinares com os alunos da turma toda por grupos de 5 alunos porque a horta era pequena para colocarem neste espaço todos os alunos todos
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: