As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB de Cotovia (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 20m².

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 professoras

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio - Português - Expressão Plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

44 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5 funcionários

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estiveram sempre envolvidas no projeto semanalmente, através da colaboração do envio de sementes, plantas, material de jardinagem e recolha da água da chuva (em garrafões de plástico).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A valorização dos produtos biológicos na alimentação dos alunos, criação de pequenas hortas em casa e jardins.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é em parceria com a equipa de jardinagem de utentes da Cercizimbra, quinzenalmente e as duas turmas envolvidas, semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, limpeza, arejamento é feita sem utilização de produtos químicos, ou seja, de forma natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de frutas que os alunos consomem, restos de matéria orgânica (folhas e insetos mortos) retirados durante a limpeza.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura, batata, pepino, tomate, batata doce, espinafres e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita com a água da chuva, a técnica de mulching (palha) e água da torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, de forma natural. Com a manutenção de algumas ervas, como urtigas e colocação de vasos partidos, de plástico virados ao contrário para capturar caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizaram-se aulas práticas, de Estudo do Meio na horta.

Devido ao confinamento não se realizaram atividades que estavam programadas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta foi complementada com flores e foi explicado aos alunos o enriquecimento da horta tornando-a um horto.
Devido ao confinamento não se realizaram atividades que estavam programadas, nomeadamente no Dia do Brincar a atividade Brincar a Cozinhar, com a participação dos encarregados de educação.

15.1. Link para a página da horta: