saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
8
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio/ Educação para a Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam com o envio de sementes e/ ou plantas das espécies a "cultivar" por cada sala/ turma no seu espaço de horta. Aconteceu a presença esporádica de pais/ encarregados de educação na escola a fim de demonstrarem técnicas/ processos de cultivo de algumas espécies.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Nos alunos o impacto diz respeito ao aumento de conhecimento, à motivação, empenho e responsabilidade que põem nas tarefas de desenvolvem da horta. Aprendem/ ensinam muito uns aos outros, uma vez que temos uma comunidade ainda um pouco rural, onde algumas famílias vivem mesmo do trabalho na agricultura, e estas crianças ensinam os colegas e até os docentes.
Numa comunidade, que como foi referido tem ainda uma vertente rural, é importante perceberem que na escola se valoriza este trabalho e se quer aprender com as pessoas que têm experiência e conhecimento prático.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada sala/turma é responsável pelo seu espaço na horta, dado que a mesma é composta por canteiros de madeira e pneus velhos, escolhidos/ atribuídos a cada uma. Esta responsabilidade engloba, não só o cultivo de plantas mas também o embelezamento do espaço. Cada sala/turma organiza a manutenção da sua "horta" de acordo com a dinâmica pedagógica de cada docente.
7. Como é feita a preparação do solo?
As crianças, com a ajuda dos docentes, pais e por vezes, dos jardineiros da Câmara que fazem a manutenção dos espaços verdes da escola, preparam os seus canteiros no inicio da ano letivo, procedendo à sua limpeza, reposição de terra e preparação da mesma para as culturas. Depois vão fazendo as regas, mondas e outros processos necessários ao crescimento das plantas; na fertilização há turmas a usar "borras" de café, aproveitando os desperdícios das máquinas. Finalmente a colheita é feita e o produto é consumido por todos em saladas na escola, "vendido" à comunidade educativa em feiras e outros eventos ou distribuídos por todos para levarem para casa. As turmas vão, ao longo do ano, fazendo a rotação de culturas, de acordo com a sazonalidade das mesmas (este ano houve menos diversidade, dado que o ano acabou muito cedo).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A Câmara Municipal de Mafra forneceu um compostor à escola e deu "formação " às turmas de 3º e 4º anos para efetuarem corretamente a compostagem dos "restos" resultantes dos lanches e da limpeza da horta. O processo não chegou a iniciar- se dado que pouco dias depois, deu- se o encerramento da escola devido à situação que se vive no país. A formação foi dada e o equipamento existe, pelo que será um processo a iniciar no próximo ano letivo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As salas/ turmas optaram por cultivar os produtos hortícolas (couves, alfaces, batatas, favas...), frutos (morangos), aromáticas (salsa, coentros, hortelã), flores e também viveiro de árvores autóctones (pinheiro, carvalho, nespereira) para futura plantação no recinto escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água recolhida durante as chuvas é usada pelas salas/ turmas para a rega até terminar, a partir daí é usada a água das torneiras. Este ano não foi necessária muita rega, uma vez que a escola esteve encerrada no período mais seco do ano letivo.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Quase diariamente, uma vez que a rotina de "cuidar" da horta tem, em todas as salas/ turmas rotinas diárias e crianças responsáveis por tarefas específicas. São identificadas possíveis pragas, mas normalmente apenas como momento de tomada de consciência e partilha de conhecimento, pois não são usados processos químicos para as "tratar".
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A feira na escola, este ano letivo realizou- se apenas uma vez, no S. Martinho, onde foi feita a venda dos legumes (couves, alfaces, salsa...) dos produtos cultivados na horta do 4º ano à comunidade educativa que visitou a mesma feira.
Atividade 2:
Descrição:
As salas de ensino pré- escolar optam por fazer saladas e/ ou sopas para as crianças com os produtos retirados das suas hortas, que são portanto, consumidas na hora; normalmente complementam com produtos enviados pelos pais ou sobras da fruta escolar. Fazem- no várias duas a três vezes por período letivo (este ano menos).
Atividade 3:
Descrição:
Todas as docentes salas/ turmas aproveitam a ida à horta para explorar conteúdos de vária ordem, estudo do meio e educação para a cidadania claro, mas também matemática, no que se refere ao trabalho de quantidades, por exemplo, ou português na elaboração de registos e/ ou textos sobre o trabalho feito na horta. Estas atividade é difícil de contabilizar, uma vez que se trata de uma atividade regular e rotineira, que acontece basicamente com carácter semanal em todas as salas/ turmas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: