As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica de Santa Marta do Pinhal (Seixal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A frequência depende da necessidade e das produções.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Durante a pandemia foram entregues alguns produtos aos alunos.
Os alunos confeccionaram os alimentos e partilharam com os colegas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Como existem 3 turmas por ano, cada turma tem o seu dia para tratar do seu canteiro, repartidos por segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza de cada canteiro é responsabilidade dos alunos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
-Abóbora, feijão
-Tomate, pimento, salsa
- Espinafre, feijão
- Courgette, alho francês, bróculos
- Couve, alecrim
- Abóbora, chicharo
- Alface, pepino, morango
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Introdução à dúzia e meia dúzia através da plantação de:
6 tomateiros e de 6 couves,
6 alfaces roxas e de 6 alfaces frisadas.
Envolvimento das professoras titulares de turma, alunos, professora apoio Fénix (coordenadora da escola).
Os alunos abriram o buraco, plantaram, regaram, fizeram as contagens e fizeram o registo escrito do que aprenderam na horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Estudo das plantas e das partes constituintes da mesma.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: