As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Universidade Sénior da Junta de Freguesia da Carregueira (Chamusca)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O nosso Jardim suspenso tem cerca de 5 meses. Foi criado no inicio do ano lectivo, com a intenção de fazer do nosso espaço exterior um lugar aprazível, visto que, este espaço é todo com cimento.

2. Área aproximada da horta (m²):

A nossa "horta" ou ao que chamamos jardim suspenso, está distribuído em metades de recipientes de plástico que estão suspensos em palletes de madeira. As palletes ocupam cerca 8m do espaço de quintal da nossa Universidade.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficinas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta/ jardim motivou e suscitou a troca entusiástica de mudas de plantas/ ervas aromáticas entre alunos e formadores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A nossa horta/jardim tem a sua manutenção garantida pelos alunos e formadora/coordenadora da aula de Oficinas. São esses alunos que fazem parte da brigada verde da Manutenção. Todas as terças ou quartas-feiras a brigada verde rega e monda as nossas plantas, assim como retiram (à mão) os pequenos caracóis das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A nossa horta/jardim tem a sua manutenção garantida pelos alunos e formadora/coordenadora da aula de Oficinas. São esses alunos que fazem parte da brigada verde da Manutenção. Todas as terças ou quartas-feiras a brigada verde rega e monda as nossas plantas, assim como retiram (à mão) os pequenos caracóis das plantas.
A fertilização é feita com composto orgânico. Este composto foi oferecido pela Associação Eco-Parque do Relvão, dado que colaboramos, tendo um ponto de recolha de resíduos orgânicos na nossa Universidade (parceria com a Junta de Freguesia).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não fazemos compostagem, fazemos a recolha que será transformada posteriormente, por entidade anteriormente referida que depois nos oferece, Associação Eco-Parque do Relvão, dado que colaboramos, tendo um ponto de recolha de resíduos orgânicos na nossa Universidade (parceria com a Junta de Freguesia).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Dado a configuração da nossa Horta/jardim as nossas plantas cada uma tem o seu espaço próprio e isolado (metade de recipiente de plástico).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as terças ou quartas-feiras a brigada verde rega (se necessário).
Essa rega é feita com a água recolhida de águas pluviais ( temos recipientes grandes onde ficam as águas pluviais)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos, brigada verde, observam e percebem a "olho nu", dada a experiência de vida, se as plantas estão com algum tipo de "problema".

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos muitos caracóis nas nossas plantas e os nossos alunos foram sempre manualmente retirando -os.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

1- alunos fazem troca de mudas de plantas e ervas aromáticas. Atividade 2- Em torno da nossa horta surgiu também a nossa participação no" Carregueira a Compostar". Dado que colaboramos, tendo um ponto de recolha de resíduos orgânicos.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Informalmente os alunos e formadores fazem troca de mudas de plantas e ervas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Em torno da nossa horta surgiu também a nossa participação no" Carregueira a Compostar". Dado que colaboramos, tendo um ponto de recolha de resíduos orgânicos. Recebemos composto orgânico da comunidade e os nossos resíduos da horta/jardim são depositados também. em troca dos resíduos orgânicos damos ás pessoas da comunidade uma senha que será trocada em local indicado (Associação Eco Parque do Relvão) por sacos de composto .

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O nosso jardim suspenso/horta é um ponto de interesse comum entre os nossos alunos , pretexto para frequentar o nosso espaço exterior, onde existem troca de experiências e troca de informação acerca de como tratar das plantas em diversas circunstâncias.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/pg/uscarregueira/photos/?tab=album&album_id=2778664535486608