As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB1 Armando Guerreiro (Oeiras)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ajuda/envolvimento em trabalhos de pesquisa com os seus educandos (frequência mensal).
Visionamento de trabalhos publicados online através de redes sociais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aprendizagem com os hortelões sobre cultivo, vermicompostagem, compostagem, permacultura...
Aprendizagem de conteúdos científicos e transmissão de conhecimento intergeracional.
Integração de comportamentos cívicos.
Sensibilização para o ambiente que os rodeia.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cereais - trigo, cevada e centeio.
Plantas aromáticas - alfazema, alecrim, rosmaninho, hortelã, entre outras.
Árvores de fruto - figueiras, amendoeiras, macieiras, pessegueiros, oliveiras, limoeiros, entre outras.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nº de pessoas envolvidas: Um hortelão e dois professores.
Tipo de participação dos alunos: Os alunos observaram o vermicompostor e efetuaram a recolha do húmus das minhocas (usado na horta para adubo).
Impacto na comunidade: Sensibilização dos alunos para a não utilização de herbicidas e pesticidas; envolvimento do hortelão na ação de sensibilização em articulação com os professores da escola; transmissão de saberes por parte do hortelão aos alunos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Nº de pessoas envolvidas: Todos os professores.
Tipo de participação dos alunos: Os alunos ajudaram na confeção da sopa com os alimentos recolhidos na horta.
Impacto na comunidade: Sensibilização dos alunos para o consumo sustentável, para uma alimentação saudável e equilibrada.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Os produtos da horta são consumidos pelos alunos.
15.1. Link para a página da horta: