As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Preparação da terra para uma nova plantação.
Preparação da terra para uma nova plantação.
Plantação de sementes de fava.
Plantação de sementes de fava.
As nossas sementes de alface prontas a ir para a terra.
As nossas sementes de alface prontas a ir para a terra.
Plantação de sementes de couve-de-bruxelas.
Plantação de sementes de couve-de-bruxelas.
Plantação de sementes de nabo.
Plantação de sementes de nabo.
As nossas favas a crescer...
As nossas favas a crescer...

horta em março

As nossas favas já deram flor.
As nossas favas já deram flor.
Os nosso nabos começam a crescer.
Os nosso nabos começam a crescer.
As ervilhas estão a desenvolver bem!
As ervilhas estão a desenvolver bem!
Três dos nossos morangueiros.
Três dos nossos morangueiros.
Vista parcial da nossa horta. Tivemos que criar uma estrutura para guarda-sois não voarem e estão fechados para que sol chegue às plantas. Para que o solo não secar, colocamos uma pequena camada de palha.
Vista parcial da nossa horta. Tivemos que criar uma estrutura para guarda-sois não voarem e estão fechados para que sol chegue às plantas. Para que o solo não secar, colocamos uma pequena camada de palha.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe desde fevereiro de 2018, ou seja, tem 2 anos e 3 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Área de Projeto, Oferta complementar e Apoio ao Estudo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas na recolha de material para a construção e renovação da horta, nomeadamente paletes de madeira. Para além disso, colaboram na recolha/oferta de sementes para geminação. De salientar que a nossa horta está construída num local de passagem, permitindo que os trabalhos e evolução seja acompanhada por toda a comunidade escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta serve como objeto de estudo interdisciplinar, uma vez que em torno dela se discutiram temáticas como a sustentabilidade, educação financeira, alimentação, preservação do meio ambiente, tipos de plantas, tipos de raízes, etc.
Entre os benefícios alcançados com o projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, destacamos o facto de nos ter levado a reaproveitar os resíduos orgânicos da nossa cantina para a produção de fertilizante através da compostagem, evitando assim desperdícios alimentares, a produção de legumes (cenouras, cebolas, nabos, etc), frutas (morangos e abacaxi) e verduras (alfaces, espinafres, etc.) que são utilizados na nossa cantina escolar. A construção da horta promoveu ainda a autonomia e responsabilidade dos nossos alunos e incutiu neles o respeito pelo meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta tem sido feita pelos responsáveis pela implementação do projeto Eco-Escolas e pelos alunos pertencentes ao conselho Eco-Escolas. Normalmente os trabalhos são realizados duas vezes por semana (Segunda-Feira e Quinta-feira), após as 16h30, nas aulas de Apoio ao Estudo, uma vez que a essa hora o sol já não incide diretamente na nossa horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, limpeza e fertilização do mesmo é feita pelos alunos do conselho Eco-Escola. Para a fertilização do solo utiliza-se o composto proveniente do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita no colégio, num compostor oferecido pela Câmara Municipal de Gaia, utilizando restos da cantina do colégio (vegetais crus, cascas de fruta, arroz e massa cozinhada, cascas de ovos, etc) e com resíduos provenientes do nosso jardim (folhas, ervas daninhas, restos de relva cortada, flores, etc.). Os resíduos são separados, recolhidos e colocados dentro do compostor. Sempre que necessário, regamos ligeiramente os materiais de modo a manter uma humidade adequada. Duas vezes por semana, em dias alternados, a pilha de compostagem é remexida. No inicio do ano o nosso compostor foi esvaziado e o composto foi utilizado para fertilizar a nossa horta e os novos canteiros do jardim exterior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano, na nossa horta, plantamos:
Morangos;
Abacaxi;
Cenouras;
Favas;
Ervilhas;
Alfaces;
Couves de bruxelas;
Nabos;
Etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é sempre feita ao final do dia, pelos responsáveis pela implementação do projeto, ou pelos alunos às 17 hora (hora em que o sol já não incide diretamente. Devido ao facto de haver diferenças muito acentuadas ao nível da seca e aquecimento do solo (calor) e do excesso de água, devido à retenção da água da chuva, foi necessário arranjar uma solução, que passou pela colocação de guarda-sois por cima das plantações e de palha sobre a terra. Desta forma conseguimos controlar estes dois fatores com alguma eficácia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que os alunos destacados vão verificar a horta e a sua necessidade de cuidados, verifica também por vestígios de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Com a implantação da horta no nosso colégio, conseguimos transmitir novos conhecimentos, onde os alunos descobriram técnicas de plantio, de cuidar do solo, aprenderam a cuidar das plantas, assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.
A horta contribui para o consumo dos alunos, mas também foi responsável por uma mudança nos seus hábitos alimentares, uma vez que todos quiseram provar os legumes à medida que estes foram nascendo e amadurecendo.

15.1. Link para a página da horta: