As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pedagógica da nossa escola foi inaugurada em 2017 e está consociada com a Floresta Pedagógica de Poiares, que consiste num arboreto com todas as espécies indígenas da nossa flora nacional. Tem assim a idade de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Clube Eco.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta pedagógica tem como objetivo principal uma abordagem à agricultura sustentável, estando baseada nos princípios da permacultura, da agricultura biológica e da agricultura sintrópica/agrofloresta. Assim, neste espaço os alunos têm aprendido como semear e plantar hortícolas e leguminosas, quando e o quê plantar, desde pequenos arbustos a ervas aromáticas, como tratar e colher, como consociar plantas de forma a melhorarem-se simbioticamente, tornando a horta mais saudável e resiliente aos fenómenos hídricos e patológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas de organização e manutenção da horta pedagógica, ao longo do presente ano letivo, estão a ser realizadas pelos alunos que frequentam o Clube Eco. O clube tem uma frequência semanal e uma duração de uma hora e meia. A intervenção na horta é planeada em função das necessidades da mesma e da planificação das atividades do Clube Eco.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização do solo é feita a partir da compostagem dos resíduos vegetais que resultam da limpeza dos espaços verdes da escola. Todo esse material é acondicionado em caixas de compostagem e posteriormente espalhado como fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos vegetais que resultam da limpeza dos espaços verdes da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As principais culturas e consociações instaladas são hortícolas e leguminosas, assim como, pequenos arbustos a ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No presente ano letivo está prevista a instalação de dois depósitos para a recolha da água da chuva.
A horta pedagógica rege-se pelo princípio de consociar plantas de forma a melhorarem-se simbioticamente, tornando-as mais resilientes aos fenómenos hídricos e patológicos.
Ocupando a horta uma pequena área o volume de água usado também não é significativo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita ocasionalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na Horta Pedagógica realizaram-se ao longo do ano letivo com o grupo de alunos do Clube Eco (20 alunos e 2 professores, uma aula de 45 mins todas as semanas do calendário letivo) ou nas aulas de Ciências Naturais (4 turmas do 5º ano de escolaridade, mas pontualmente). A Horta Pedagógica tem como princípios a agricultura biológica, nomeadamente a consorciação de plantas.
Neste contexto estes princípios foram trabalhados com os alunos que semearam e plantaram, mondaram eliminando as infestantes, regaram e colheram.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta Pedagógica implanta-se no espaço de um projeto mais alargado, designado de Floresta Pedagógica de VN Poiares, onde ao longo dos três últimos anos se tem plantado centenas de árvores autóctones das diferentes regiões de Portugal e no Viveiro de Plantas Autóctones.

15.1. Link para a página da horta: