As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1 Âncora - Lage (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos... já existia há mais tempo, mas estava devoluta.

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Interdisciplinarmente

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Num ano tão atípico como este foi muito difícil trabalhar o Projeto Eco-Escolas. Pontualmente os pais dos alunos, mais aqueles dos que frequentavam o 3.º e o 4.º anos de escolaridade semearam, plantaram, decoraram e partilharam conhecimentos, indo à escola falar com os alunos sobre algumas culturas. Frequentemente limparam e regaram a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Devido à pandemia Covid - 19 não foi possível realizar as atividades de disseminação previstas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos mais velhos fazem a manutenção da horta sob o olhar atento e curioso dos mais novos, que vão assim aprendendo, assimilando conhecimentos e integrando-se nas atividades ao longo do ano letivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Só se cava, se limpam as ervas daninhas e se regam as diferentes culturas. Não se usa qualquer tipo de fertilizante. Deixa-se ao critério dos alunos a realização dos grupos de trabalho, para realizarem as diferentes tarefas, com carácter quinzenal.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (stevia, caril, camomila...), morangos, tomates, cebolo, feijão, ervilhas, um pé de maracujá, flores, suculentas...





10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se a água quando chove (garrafões de plástico de 5 litros, cortados mais ou menos ao meio). Em tempo de muito calor rega-se apenas à tardinha ( na maioria das vezes são os pais dos alunos que o fazem, pois já não há alunos na escola).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido problemas a este nível.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Sementeira de bolotas e castanhas, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Não foi possível realizar a maioria das atividades programadas devido à pandemia COVID-19. Apenas se procedeu à confecção de uma salada de frutas na cantina da escola (o almoço já vem preparado da sede do agrupamento). Esta atividade contou com o apoio das Professoras e das Assistentes Operacionais - Dia Mundial da Alimentação. Os alunos também participaram na confecção. A salada preparada foi consumida pelos alunos na hora do almoço.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sementeira de bolotas e castanhas, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Devido à pandemia COVID-19 não foram propostos por nenhuma entidade quaisquer concursos, nem se realizou a feirinha na comunidade que se havia previsto. Os produtos da horta são poucos e muitos deles ainda não rebentaram. Alguns dos pais e alunos continuam a regar a horta e a enviar fotos de como está neste momento.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tornou-se um ponto de ligação importante entre a comunidade escolar, tendo permitido o desenvolvimento de laços entre os envolvidos, a absorção de novas aprendizagens e a promoção de uma vida sustentável e de uma cultura biológica.

15.1. Link para a página da horta: