saber mais sobre a nossa horta bio
			 				            
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            2 anos... já existia há mais tempo, mas estava devoluta.
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            30m2
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            3
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Interdisciplinarmente
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            36
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            2
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            Num ano tão atípico como este foi muito difícil trabalhar o Projeto Eco-Escolas. Pontualmente os pais dos alunos, mais aqueles dos que frequentavam o 3.º e o 4.º anos de escolaridade semearam, plantaram, decoraram e partilharam conhecimentos, indo à escola falar com os alunos sobre algumas culturas. Frequentemente limparam e regaram a horta.
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Devido à pandemia Covid - 19 não foi possível realizar as atividades de disseminação previstas.
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                            Os alunos mais velhos fazem a manutenção da horta sob o olhar atento e curioso dos mais novos, que vão assim aprendendo, assimilando conhecimentos e  integrando-se nas atividades ao longo do ano letivo.
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                            Só se cava, se limpam as ervas daninhas e se regam as diferentes culturas. Não se usa qualquer tipo de fertilizante. Deixa-se ao critério dos alunos a realização dos grupos de trabalho, para realizarem as diferentes tarefas, com carácter quinzenal.
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                            
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Ervas aromáticas (stevia, caril, camomila...), morangos, tomates, cebolo, feijão, ervilhas, um pé de maracujá, flores, suculentas...
                         
						                        
                            10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
                            
								                            
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            Aproveita-se a água quando chove (garrafões de plástico de 5 litros, cortados mais ou menos ao meio). Em tempo de muito calor rega-se apenas à tardinha ( na maioria das vezes são os pais dos alunos que o fazem, pois já não há alunos na escola).
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            Não temos tido problemas a este nível.
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
                            Outra, qual?
                            Sementeira de bolotas e castanhas, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone.
                         
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                            Não foi possível realizar a maioria das atividades programadas devido à pandemia COVID-19. Apenas se procedeu à confecção de uma salada de frutas na cantina da escola (o almoço já vem preparado da  sede do agrupamento). Esta atividade contou com o apoio das Professoras e das Assistentes Operacionais  - Dia Mundial da Alimentação. Os alunos também participaram na  confecção. A salada preparada foi consumida pelos alunos na hora do almoço.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        
                            Descrição:
                            Sementeira de bolotas e castanhas, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone.
                         
						                        
						                         Atividade 3:
						                        
                            Descrição:
                            Devido à pandemia COVID-19 não foram propostos por nenhuma entidade quaisquer concursos, nem se realizou a feirinha na comunidade que se havia previsto. Os produtos da horta são poucos e muitos deles ainda não rebentaram. Alguns dos pais e alunos continuam a regar a horta e a enviar fotos de como está neste momento.
                         
						                        
						                         
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            A horta tornou-se um ponto de ligação importante entre a comunidade  escolar, tendo permitido o desenvolvimento de laços entre os envolvidos, a absorção de novas aprendizagens e a promoção de uma vida sustentável e de uma cultura biológica.
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta: