As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Assim, pretendia-se que todos os alunos da escola tivessem contacto direto com a horta e se familiarizassem com o processo de plantação e manutenção.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os membros do Clube Eco- Escolas (alunos e professores), participariam na manutenção da Horta-Bio, em horários pré-definidos.
Os assistentes operacionais também colaborariam na manutenção da Horta-Bio, sendo de salientar que tiveram um papel importante na preparação do terreno (mobilização e limpeza).
7. Como é feita a preparação do solo?
Desta forma, foi contactada a autarquia (Câmara Municipal de Amarante) no sentido de requisitar a sua colaboração. Através de um representante do Gabinete de Espaços Verdes que se deslocou à escola para avaliar presencialmente a situação da horta e fazer as medições necessárias, foi possível, numa primeira fase, a remoção da terra existente e colocação de um camião de solo vegetal e, posteriormente, a fresagem/mobilização do terreno e remoção de ervas daninhas. Esta última situação teve lugar já no mês de Março, uns dias antes de ser decretado o encerramento das escolas devido ao surto de Covid-19.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Estavam planificadas aulas de carácter prático, para todas as turmas do 5º ano, no âmbito dos conteúdos germinação e reprodução das plantas na disciplina de Ciências Naturais.
Nestas aulas os alunos teriam um contacto direto com as várias espécies vegetais plantadas, sendo explorados diversos temas relacionados com a germinação, plantação, desenvolvimento e manutenção utilizadas na agricultura biológica.
Também no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde se abordou o tema do Desenvolvimento Sustentável, estavam pensadas aulas na horta.
Desta forma, pretendia promover-se a inclusão e a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e preservação da natureza.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Estava prevista para o dia 25 de Março a feira da Primavera, uma feira realizada na escola, envolvendo toda a comunidade escolar, onde iria ser incluída uma sessão de sensibilização e demonstração da plantação de espécies na Horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Desta forma, justamente quando a horta estava pronta (com muito esforço e persistência) para o cultivo e melhorada (em termos de aumento da sua área e qualidade do solo), vimo-nos impossibilitados de continuar o projeto e de documentar fotograficamente com mais detalhe todas as nossas intervenções.
No entanto, houve recursos humanos e físicos mobilizados em prol da nossa horta, trabalho efetivamente produzido com resultados visíveis nas fotografias apresentadas.
15.1. Link para a página da horta: