As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Secundária Padre Alberto Neto (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

menos de 5 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

uma vez por mês em cada disciplina.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Desenvolvimento do gosto pela natureza e pela agricultura;
- Trabalhar ao ar livre;
- Conhecimento da sementeira com as estações do ano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

15 alunos por turma foram a horta para tirar as plantas espontâneas e cavar. Retirar os resíduos como os plásticos e outros.

A horta não teve continuidade devido ao Covid-19.

7. Como é feita a preparação do solo?

Sim. Limpeza, limitação do terreno e organização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não houve plantação.
O terreno estava em estado selvagem e o solo era duro, mais argiloso do que franco, e sendo necessário maquinaria.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não houve plantação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Instagram: eco_espan- sementeira da ESPAN , Histórico do Instagram_Início da Horta