As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Colégio D. Duarte (Porto)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que possível, os alunos levam amostras das espécies colhidas para usarem em casa e os pais conhecerem o seu trabalho.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossistemas, bióticos e abióticos.
Sempre que semeamos ou plantamos uma espécie é feita uma apresentação da mesma de forma a que passem a conhecer os produtos hortícolas, continuando a ser os alunos os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas.
São os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental, que preparam os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos da cozinha da escola.
Apresentação frequente do trabalho efetuado, quer em exposições quer no faceboock do Colégio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Desta forma são os alunos que desenvolvem as seguintes tarefas:
- retirar ervas daninhas;
- rega (enquanto o sistema de rega não estava montado);
- recolha de solo no bosque;
- preparação do solo;
- cultivo dos produtos;
- recolha dos produtos biológicos já prontos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do ano vai sendo preparado pelos alunos e pelos jardineiros do CEAQC, através do uso de materiais vindos da compostagem.`
São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Também é realizada a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: